Pelo teatro, crianças aprendem cuidados com o meio ambiente

Publicada em 22/10/2014 às 15:52

Pelo menos 260 alunos da escola municipal Professora Ruth Carturan Wiemann, no Jardim Tarumã, aprenderam de maneira divertida a dar o destino correto ao lixo e evitar o aparecimento de animais como roedores, moscas e baratas. Nesta quarta-feira (22), as crianças assistiram a uma peça teatral que integra o programa ‘Zooeduca’, desenvolvido pelas secretarias de Educação e de Saúde.

Além da questão dos resíduos sólidos, as personagens – um rato, um escorpião, um morcego, um pombo e uma serpente – tratam dos problemas causados pelos animais sinantrópicos (que vivem próximos ao homem), principalmente a transmissão de doenças.

LEIA TAMBÉM
Pronatec abre 385 vagas para cursos técnicos em Jundiaí

Jundiaiense defende pesquisa sobre pressão ocular em Coimbra

Gabriella dá vida à Ratinha Mimi, protagonista da peça

“Estamos abordando esse tema, visando a prevenção e os cuidados com as doenças. O nosso objetivo é a saúde humana”, explicou Gabriella Ballarin,, bióloga do Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde. Ela, inclusive, dá vida à Ratinha Mimi, protagonista da história.

Exposição
Nesta sexta-feira (24), o programa vai envolver as famílias dos estudantes. Ficará à disposição na Emeb, pelo “Zoomóvel”, uma exposição com animais sinantrópicos e orientações para evitar o aparecimento deles.

“Desde o início do ano, dentro da agenda ambiental da escola, estamos tratando desse assunto. Visamos conscientizar a comunidade porque estamos em uma região vulnerável. Com essas duas atividades, o teatro e a exposição, fechamos o projeto, estabilizando o conhecimento”, destaca a diretora da unidade, Telma Maria Aparecida Nogueira.

Estudantes atentos à apresentação

Região
Outras escolas que receberam o projeto foram Reynaldo de Montalvão Basile e Deodato Janski. Nos próximos dias a ação deve chegar às Emebs Professora Maria José Maia de Toledo, no Jardim São Camilo Novo, Professor Naman Tayar, no Jardim Angela, e Professora Judith Arruda Carreta, na Vila Rossi.

“A atividade também integra o Programa de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, que desde 2013 realiza inúmeras ações no município para construir uma cidade mais sustentável. Esta iniciativa, especificamente, busca envolver toda a comunidade e estabelecer um processo educativo a fim de mudar hábitos e procedimentos que contribuem para a instalação e proliferação desses animais”, acrescenta a supervisora de Educação Ambiental da pasta, Claudete Formis.

Roberta de Sá
Foto: Fotógrafos PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/22/pelo-teatro-criancas-aprendem-cuidados-com-o-meio-ambiente/
Leia mais sobre ,