Conselho de Habitação elege presidente e secretária

Publicada em 23/10/2014 às 15:41

A Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) elegeu os membros do Conselho Municipal de Habitação, gestão 2014/2016. Foi nomeado como presidente o engenheiro e representante da Associação dos Engenheiros de Jundiaí, Anselmo Leite. A escolha foi realizada na noite de quarta-feira (22).

Como suplente para o posto ficou a arquiteta Alexandra Carneiro Mattos, representante do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). A assessora de habitação da Fumas, Tatiana Reis Pimenta, foi escolhida como secretária. E o engenheiro Victor José Teles, da Associação de Moradores do Residencial Cravos I, foi eleito suplente da secretária.

LEIA TAMBÉM
Novas placas para casas no Jardim Fepasa são instaladas
Fumas atinge 11 mil atualizações e 6,2 mil novos cadastros

Grupo trabalhará por 2 anos no Conselho de Habitação

Grupo trabalhará por 2 anos no Conselho de Habitação

O período da gestão é de 2 anos. O conselho é deliberativo e formado por membros de órgãos do poder público e sociedade civil. Para o superintendente da Fumas, Rodrigo Mendes Pereira, o fato de o presidente do conselho não ser algum membro da fundação é um diferencial. “Historicamente, os superintendentes da Fumas assumiam esse posto. Eu fui indicado, porém, não aceitei para que o órgão pudesse ter autonomia e papel fortalecido na sociedade.”

Rodrigo explicou ainda que o conselho tem um papel prioritário na configuração da Política Municipal de Habitação. “Todas as ações da Fumas nesta área passam pelo conselho. Realizamos reuniões periódicas e participativas, com decisões colegiadas. Sempre encaminhamos previamente as situações a serem discutidas para que todos estudem antes.”

Para ele, o desafio dessa nova gestão é colaborar com a revisão do Plano Local de Habitação e Interesse Social (PLHIS), que irá configurar toda a política de habitação no município. “Estamos fazendo um estudo aprofundado sobre o tema no município para planejar ações estratégicas, articular políticas públicas e sociais, além o planejamento territorial urbano.”

Participação
O novo presidente do conselho, Anselmo Leite, comenta que pretende dar continuidade ao trabalho já realizado. “A intenção é ter uma gestão participativa, na qual todos os conselheiros terão voz. Espero fazer um bom trabalho e atender as expectativas.

A assessora da Fumas, Tatiana Reis Pimenta, destacou que é um momento importante para a habitação no município. “É o sonho de qualquer arquiteto e urbanista participar da construção do Plano Municipal de Habitação de um município como Jundiaí. Por isso, espero que todos contribuam e abracem esse compromisso de verdade.”

Eleição decidiu nomes da diretoria

Eleição decidiu nomes da diretoria

Conselheiros
Também integram o conselho Adilson Messias, da Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos; Alexandre dos Santos Neves, da Secretaria Municipal de Obras; Antônio Lopes, representante da União do Novo Horizonte; Bruno Ferrari Brandão da Silva, da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente; Cássia Maria Kohler Turquetto, representante sindical; Claudemir da Silva, representante da Associação de Moradores do bairro João Mezzalira Junior; Claudinei José Galdino, da Associação de Moradores Amigos de Bairro do Jardim do Lago e da CONAM (Confederação Nacional de Moradia); Clodoaldo Ferreira Dias, da Associação dos Moradores do Jardim São Camilo Velho; Eli Gonçalves Ferreira Junior, da Associação das Empresas e Profissionais do Setor Imobiliário (Proempi); Eurico Gonçalves de Lima, da Associação de Moradores Vida Nova e Sociedade Amigos do Bairro Vila Ana; Jairo Lucas Ribeiro, da DAE S/A; José Maria da Silva, presidente da Associação dos Moradores do Núcleo Balsan; Rodrigo Mendes Pereira, superintendente da Fumas.

Luana Dias
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/23/conselho-de-habitacao-elege-presidente-e-secretaria/