Vacinação contra raiva começa pelo Jardim Tannus

Publicada em 28/10/2014 às 13:52

Com uma unidade volante presente na rua Marcel Sereno Machado, no Jardim Tannus, o Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses abriu nesta terça-feira (28) a Campanha de Vacinação Contra Raiva Animal 2014. A meta estipulada pela Secretaria de Saúde é atingir 46 mil animais – 41 mil cães e 5 mil gatos.

Pouco depois das 8h30, um pequeno grupo de moradores já se formava no local à espera da vacina para os bichos de estimação. Como a jovem Amanda Santos Cruz, que levou o cão Aquiles e três gatos. Segundo ela, é muito bom poder contar com esse serviço nas proximidades de casa.

CONFIRA OS POSTOS DE VACINAÇÃO

LEIA TAMBÉM
Prefeito entrega ampliação da UBS Novo Horizonte
Hospital São Vicente investe em reforma completa do telhado

A campanha terá postos volantes por toda a cidade

A campanha terá postos volantes por toda a cidade

Se não fosse a Prefeitura, eu nem sei como faria para levar os meus animais até um outro local, porque fica difícil o transporte”, revelou a jovem, enquanto ‘acalmava’ o cão. No ano passado, ele também foi vacinado no bairro.

Para outro morador, José Roberto Zequim, as pessoas só não conseguem vacinar os animais se não quiserem, pois o trabalho realizado pela Zoonoses facilita muito. “É uma necessidade e se as pessoas perdem a oportunidade, estão deixando de cuidar dos bichos como deveriam”, contou ele, que levou um cão da raça Dachshund (o popular ‘Salsicha’), de 12 anos, para receber a dose.

Vacina é segura
O médico veterinário Gustavo Grijota Nascimento, da equipe de Zoonoses, lembra que a vacina não provoca nenhum tipo de reação nos animais.

“Os proprietários podem levar os bichos a qualquer dos endereços da lista de bairros que vamos visitar, sem problemas”, explicou. Gustavo também confirmou que desde a década de 1980 não há registro de casos de raiva em animais na cidade.

“Mas não significa que a vacinação possa ser dispensada, pois existe a preocupação com o ciclo de transmissão da doença pelo morcego”, comenta o veterinário. Além do que, a dose é uma segurança também para os proprietários de cães e gatos.

Para cumprir a meta de 46 mil vacinações, a campanha será realizada até 16 de novembro, com 141 postos de vacinação – 91 fixos e 49 itinerantes.

O público-alvo é formado por cães e gatos com mais de 3 meses de idade. De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), todos os animais devem ser vacinados – inclusive fêmeas prenhes, amamentando ou no cio, e idosos. Os animais em tratamento também podem tomar a vacina, desde que o veterinário responsável autorize.

Veterinário Gustavo: "Vacinação tranquila"

Veterinário Gustavo: “Vacinação tranquila”

Domicílio
A vacinação em domicílio na área urbana só será realizada para pessoas que possuam mais de 10 animais no mesmo imóvel. Para isso, é necessário fazer um cadastro prévio, que pode ser realizado no Centro de Zoonoses (rua Prudente de Moraes, 744, no Centro). O interessado deve apresentar um documento de identidade (RG ou CPF) e comprovante de endereço.

Vale destacar que os animais devem ser levados ao posto de vacinação por um adulto. Além disso, os cães devem estar com coleira e guia. Já os gatos precisam ser contidos em caixas de transporte ou em fronhas/saco de estopa. Não serão fornecidas vacinas para serem aplicadas em casa.

Alcir de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/28/raiva-campanha-de-vacinacao-comeca-pelo-jardim-tannus/