Grave seu depoimento para a Ponte Torta

Publicada em 30/10/2014 às 17:26

A Prefeitura de Jundiaí inicia nesta sexta-feira (31) o registro de depoimentos de moradores da cidade para as Ações de Conservação e Zeladoria da Ponte Torta. O trabalho, conduzido pela equipe do Estúdio Sarasá, será realizado no piso térreo do Paço Municipal entre 14h e 17h. Os comentários podem ser curtos e o objetivo passa por lembranças de uso do local como passagem, paisagem ou referência de momentos vividos.

Outros momentos de gravação em vídeo desses comentários já estão marcados para as tardes de sexta-feira em novembro: dia 14, no Solar do Barão; dia 21, ao lado da Ponte Torta; e dia 28, na avenida Nove de Julho com Luiz Latorre.

LEIA TAMBÉM
Conheça as ações do projeto Ponte Torta
Estiagem força Prefeitura a suspender visitas na Serra

Jundiaí leva seu ‘cerrado’ a congresso de botânica

Clique parta ampliar a arte

A comunidade é um dos pilares principais do projeto, que é diferente de casos chamados de restauração. Para a conservação e zeladoria, a valorização do bem público passa pelo envolvimento dos moradores. O projeto vai ter um lado físico, com trabalhos no monumento e nos arredores, além do lado social com “aulas” para um núcleo permanente e público em geral.

As atividades de novembro fazem parte do trecho dentro do projeto chamado ‘Entendimento’, que tem ainda os trechos de ‘Pertencimento’ e ‘Empoderamento’ nos próximos meses.

De acordo com o cronograma aprovado na Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente o conceito usado na gravação de depoimentos é de autoconhecimento e de árvore genealógica. Na tarde de 7 de novembro, no auditório da Biblioteca Municipal, não haverá depoimentos porque o foco vai estar no “ingresso à história para entender o ato de zelar”.

Mirante
A gravação de depoimentos volta na tarde do dia 14, no Solar, ao lado de palestras sobre a vivência da “paisagem cultural”. O objetivo é orientar o surgimento de um belvedere (mirante), num trecho acima da Ponte Torta com visão de como era o entorno nos séculos 19 e 20.

A gravação de depoimentos também vai estar presente nas ações que acontecem na carreta itinerante, durante o período das 10h às 17h do dia 21, ao lado da própria Ponte Torta e com o tema dos tijolos na arquitetura da cidade. Já no dia 28, na avenida Nove de Julho, o tema será iniciação às técnicas construtivas com uma “ponte” lúdica em arco para mostrar esse método a diversas idades.

José Arnaldo de Oliveira


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/30/deixe-um-depoimento-em-homenagem-a-ponte-torta/