Em Jundiaí, futebol também é esporte de menina
Publicada em 03/10/2014 às 09:23A jovem Larissa De Lúcio, de 17 anos, é prova de que futebol também é coisa de menina. Desde os 9 anos ela pratica o esporte e hoje faz parte da equipe que defende Jundiaí nos principais campeonatos.
São histórias como a de Larissa que a coordenadora da modalidade, Tatisa Zonaro, busca ao divulgar o futebol nas escolas do município. “Queremos fortalecer a base para termos jogadoras até a categoria adulta”, afirma Tatisa, ao explicar que as meninas abrem mão do esporte por conta da necessidade de trabalhar.
MAIS ESPORTE
Atletas do vôlei de Jundiaí participam de seletiva paulista
“Temos que fazer um trabalho de conscientização sobre a importância em praticar esporte com qualidade de vida. Pretendemos trazer os pais para essa realidade por meio de palestres e queremos ainda promover torneios escolares para envolvermos as meninas com o futebol”, diz. Hoje, a modalidade conta com aproximadamente 40 meninas.
Quando Larissa começou a treinar futebol ela jogava com meninos, no Centro Esportivo Nilo Avelino Macedo, porque não tinha meninas suficientes para montar um time. “Esse preconceito de que futebol é só para menino mudou bastante nos últimos anos, tanto que agora temos times em todas as categorias”, diz a atleta.
Meninas com 10 anos ou mais interessadas em praticar futebol podem procurar os centros esportivos Antônio de Lima (Agapeama), Francisco Dal Santo (Vila Rami) e Romão de Souza (Colônia).Campeonato
A categoria adulta está entre os cinco melhores times na segunda fase do 4º Campeonato Paulista de Futebol Feminino e enfrenta Itariri no próximo sábado (11) no centro esportivo Francisco Dal Santo, a partir das 15h. A equipe está com a vantagem do empate, porque venceu o primeiro jogo por 1 a 0 fora de casa.
Kadija Rodrigues
Foto: Dorival Pinheiro Filho
-
18/12/2024
Revista destaca as ações de Esporte e Lazer nos últimos quatro anos na cidade
-
02/12/2024
Inscrições para as turmas de natação de 2025 serão nos dias 8 e 9 de dezembro
-
12/11/2024
Veja o que abre e fecha nos feriados da Proclamação da República e da Consciência Negra
-
06/06/2024
Inclusão toma conta do Mundo das Crianças em festival com estudantes