Estiagem força Prefeitura a suspender visitas na Serra
Publicada em 29/10/2014 às 19:08O uso das trilhas monitoradas da Reserva Biológica Municipal (Rebio) na Serra do Japi foi suspenso temporariamente pela Prefeitura de Jundiaí até o retorno das chuvas. De acordo com a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, responsável pelo programa “Nossa Serra”, a atual anormalidade climática oferece diversos riscos não apenas para o meio ambiente, mas também às pessoas.
Entre os fatores de risco estão a intensidade de emergências que exigem a presença da Divisão Florestal da Guarda Municipal e a atenção aos focos de incêndio. Por outro lado, a baixa umidade do ar é motivo de alertas da Defesa Civil para que as atividades físicas sejam evitadas.
LEIA TAMBÉM
Jundiaí leva seu ‘cerrado’ a congresso de botânica
Projeto Ponte Torta vai gravar depoimento de moradores
O próprio ambiente, mais seco pela longa estiagem de 2014, apresenta mais condições para o surgimento de ofídeos (como cobras), afetados pela baixa oferta de alimento formado pelas presas naturais.
Considerada um “hotspot” da biodiversidade pelos maiores especialistas brasileiros, a Serra do Japi recebe esforços conjuntos de defesa tanto por parte da Prefeitura (Planejamento e Meio Ambiente, Guarda Municipal, Defesa Civil e Serviços Públicos) quanto pelos órgãos de segurança (Corpo de Bombeiros e Polícia Militar).
O programa de visitação monitorada terá o retorno comunicado à população por meio da imprensa e dos canais diretos da Prefeitura (internet e mídias sociais).
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
19/06/2024
COMDEMA convoca entidades interessadas em compor Conselho pela sociedade civil
-
15/03/2024
DEBEA incentiva adoção de PETs com deficiência
-
03/12/2023
Prefeitura vai plantar mais de 6 mil árvores nas margens do Rio Jundiaí