Finados: Cemitérios prontos para receber 5 mil pessoas

Publicada em 24/10/2014 às 18:09

Os cemitérios Nossa Senhora do Desterro e Nossa Senhora do Montenegro estão preparados para receber uma demanda de aproximadamente 5 mil pessoas no Dia de Finados (2 de novembro).

A Superintendência do Serviço Funerário, em parceria com as secretarias de Finanças, Transportes e Saúde, Guarda Municipal e DAE, está preparando um esquema especial para atender a demanda.

Para o Montenegro, no qual 1,5 mil pessoas devem passar no dia, oito funcionários do Serviço Funerário estarão no local para orientar o público. No Desterro, onde a expectativa é receber 3,5 mil pessoas, serão 12 funcionários – todos identificados com crachá.

LEIA TAMBÉM
Reforma no velório municipal entra na segunda fase

Expectativa é receber 5 mil visitantes nos cemitérios

“Muita gente vai ao cemitério e se perde na localização das quadras. Esses orientadores estarão lá para colaborar com os visitantes”, esclarece o superintendente do Serviço Funerário, Lázaro Aparecido da Silva Ribeiro.

Em ambos os cemitérios, uma van da Secretaria de Saúde estará à disposição para o transporte de idosos e pessoas com deficiência. “A intenção é proporcionar conforto à população”, comenta.

Lázaro explica ainda que na semana do Dia de Finados, o número de visitantes nos cemitérios cresce em 30%. “As pessoas vêm para limpar e preparar os túmulos para a visitação no Dia de Finados.” Por conta disso, há diversas faixas espalhadas pelos cemitérios pedindo a economia de água. “É importante que haja esse trabalho educativo, tendo em vista o momento de seca que vivemos em todo o Estado.”

Também há cartazes espalhados solicitando a limpeza periódica de vasos e áreas que possam acumular água, para evitar focos do mosquito da Dengue.

De acordo com o superintendente, as famílias podem aproveitar a ida aos cemitérios para realizar a atualização cadastral. “Encaminhamos cartas a 200 famílias, apenas no último mês, para que realizem esse trâmite. É importante que a população não deixe para verificar a regularidade da documentação apenas quando há óbitos.”

Os cemitérios funcionarão das 8h às 18h.

Ambulantes
A Secretaria de Finanças recebeu inscrições de interessados em vender flores e velas no entorno dos cemitérios. No Montenegro, serão 17 ambulantes. Já no Desterro, outros 20. Todos estarão identificados com crachá.

Para inibir a presença de vendedores irregulares, a fiscalização do comércio vai atuar com quatro agentes em cada cemitério.

Trânsito
A Secretaria de Transportes promoverá alterações no trânsito nas proximidades dos três cemitérios da cidade. O objetivo é facilitar o acesso da população durante os dois dias com pico de visitação (1 e 2 de novembro).

Os motoristas encontrarão interdições, desvios e rotas alternativas, no período das 6h às 19h.

Nos dias e horários citados, a avenida Henrique Andrés, no trecho entre as ruas Anchieta e Professor Luiz Rosa, será interditada devido ao significativo número de pedestres em acesso e saída do cemitério Nossa Senhora do Desterro. Assim, a avenida será mão única, permitindo o estacionamento de veículos a 45º, em ambos os lados da via, no trecho e sentido das ruas Professor Luiz Rosa à Campos Salles.

Nas proximidades do Cemitério Nossa Senhora do Montenegro, a avenida Nelson Villaça será interditada entre as ruas Leme e Embu. O mesmo ocorre com a avenida Osmundo dos Santos Pelegrini, bairro Retiro, em frente ao cemitério Parque dos Ipês.

Luana Dias
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/24/finados-cemiterios-prontos-para-receber-5-mil-pessoas/