Flores comestíveis farão parte do ‘Alimentação Saudável’

Publicada em 14/10/2014 às 14:52

A Prefeitura de Jundiaí promove neste sábado (18), na Escola Técnica Benedito Storani, um evento público pelo Dia da Alimentação Saudável que vai surpreender os visitantes. Entre as atrações estão flores comestíveis, hortaliças não-convencionais e produtos vegetarianos, além de dicas como o nhoque com biomassa de banana. Tudo interligado por um trenzinho em diversos pontos do antigo Colégio Agrícola, das 8h às 13h. O evento tem apoio das secretarias de Agricultura, Abastecimento e Turismo e da Saúde, em conjunto com a Escola Técnica.

A iniciativa, realizada no Centro Paula Souza em 2013, comemora a semana reconhecida pela Organização Mundial de Alimentos e Agricultura (FAO) e reforçada pela celebração do Ano Internacional da Agricultura Familiar.

LEIA TAMBÉM
‘Água, Arte e Sustentabilidade’ começa quinta (16)
Festa da Uva já prevê público de 150 mil para 2015
Entidades da agricultura preparam fórum em novembro

Flores comestíveis são pesquisadas em estufa: prato cheio

Flores comestíveis são pesquisadas em estufa: prato cheio

“Essa atividade conjunta tem a finalidade de apresentar alternativas que podem ser incorporadas na dieta da população, aproveitamento de alimentos e os benefícios à alimentação saudável”, afirma o comunicado da Prefeitura e ETEC Benedito Storani, ligada ao Centro Paula Souza.

As boas-vindas e inscrições para as oficinas começam às 8h, com destaques para as palestras marcadas para as 8h30, sobre hortaliças não-convencionais com o pesquisador Osmar Moska Diz, e para as 10h, a respeito do impacto positivo da alimentação vegetariana no meio ambiente, com Guilherme de Carvalho.

“Mas as atividades acontecerão em toda a área. Nas oficinas, com 20 vagas cada, basta se inscrever uma hora antes”, explica o diretor da escola, Eduardo Alvarez. Entre as oficinas estão os temas de horta doméstica (Secretaria de Agricultura), oficinas do sabor (Secretaria de Saúde), alimentação viva (Vegetus) e flores comestíveis, sistema de cultivo e biomassa (Etec).

As crianças também podem visitar o evento, pois o trenzinho interno vai passar pela horta, pelas estufas e pela mini-fazenda montada durante o evento.

Sorvete
Entre as surpresas também estará um sorvete especial de abacate com raspas de chocolate, surgido a partir de um trabalho de conclusão (a escola abriga cursos de agropecuária e de nutrição e dietética). A sobremesa estará disponível em maior escala, com apoio de uma empresa local.

Pela Prefeitura, as dicas sobre a manutenção de horta doméstica serão levadas pela equipe de agronomia da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo. Orientações a respeito do uso de temperos de plantas aromáticas, na oficina do sabor, serão levadas pela equipe de nutrição da Secretaria de Saúde.

O palestrante das hortaliças, Osmar Moska Diz, é ligado à Universidade Estadual de Campinas e tem sido responsável pela implantação de hortas educativas ou escolares em diversas cidades, resgatando conhecimentos sobre plantas tradicionais e esquecidas como beldroega, bertalha, ora pro nobis, taioba, inhame, vinagreira, cará e almeirão da árvore, entre outras.

A Escola Técnica Benedito Storani fica na avenida Antonio Pincinato (antiga Estrada do Aeroporto), 4.355. Para mais informações sobre o evento, basta ligar para os telefones 4589-8581 (Prefeitura) ou 4582-1881 (Etec).

Manual da Embrapa sobre hortaliças não-convencionais: resgate de dicas dos avós

Manual da Embrapa sobre hortaliças não-convencionais: resgate de dicas dos avós

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Reprodução


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/14/flores-comestiveis-farao-parte-do-cardapio-da-alimentacao-saudavel/