Missa afro abre as comemorações da Virada Negra

Publicada em 07/11/2014 às 18:13

A Virada Negra, que comemora o Dia Nacional da Consciência Negra em Jundiaí, será iniciada dia 19 de novembro, às 19h30, com a Missa Afro, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Vila Arens. O evento é realizado pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (Cepppir), agora sob responsabilidade de Valéria Fonseca.

De acordo com Vanderlei Victorino, assessor para Assuntos das Coordenadorias e integrante do Círculo Palmarino (entidade organizadora da cerimônia), a missa afro significa a união da comunidade negra com a Igreja Católica. “Esta missa é uma integração. Mostra que o negro não tem uma só religião e que ele pode ser cristão”, afirma.

Confira a programação da Virada Negra em Jundiaí

Missa afro será realizada na paróquia da Vila Arens

A missa segue a liturgia da Igreja Católica, mas recebe alguns símbolos que marcam a cultura africana e afro-brasileira como o som do atabaque, pessoas com roupas afro e coloridas, muitas flores e frutas. “Todos as tradições católicas como a procissão de entrada, oferta e liturgias são respeitadas. As influências culturais afro são acrescentadas à celebração”, explica Vanderlei.

O coral será apresentado pela comunidade negra de Itu, da diocese de Jundiaí. Cerca de 40 pessoas cantarão músicas específicas para a missa afro, como o ‘Canto das Três Raças’. A expectativa é que mais de 300 pessoas participem do evento.

Luiza Ronchi
Foto: Fotógrafos PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/07/missa-afro-abre-as-comemoracoes-da-virada-negra/