Técnicas sobre resíduos sólidos são aprimoradas

Publicada em 12/11/2014 às 17:08

O 1º Seminário Técnico Brasil-Alemanha, realizado durante dois dias pela Secretaria de Serviços Públicos, trouxe muito conteúdo que deve ser estudado e, posteriormente, utilizado em benefício da população de Jundiaí. A avaliação foi feita pelo secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, responsável pelo seminário. O encerramento do evento foi realizado nesta quarta-feira (12), no auditório da DAE.

“Conseguimos conhecer um pouco das rotas tecnológicas que deram certo, quais os melhores tratamentos e entender o mercado de cada subproduto”, explica Aguinaldo.

CONFIRA AS FOTOS DA ABERTURA E DO ENCERRAMENTO DO 1º SEMINÁRIO TÉCNICO BRASIL-ALEMANHA

MAIS SEMINÁRIO
Resíduos Sólidos: mais de 300 pessoas participam do evento
Definida data para estudos que darão destino a resíduos sólidos

Aguinaldo Leite e Klaus Fricke: Jundiaí à frente na América Latina

De acordo com o secretário, a Prefeitura de Jundiaí já investiu nas linhas de triagem com a aquisição de novas esteiras e acredita ser possível que a cidade tenha sua planta de tratamento mecânico-biológico para resíduos sólidos, já em 2016. “A gestão de resíduos passa por um processo de geração, tratamento, valorização e comercialização. Para dar certo, todos esses itens têm que funcionar.”

Para Klaus Fricke, diretor do Departamento de Resíduos e Recursos Naturais da Universidade de Braunschweig, na Alemanha, o seminário contribuiu para que a Prefeitura de Jundiaí pudesse estreitar relações e conhecer as tecnologias. “O nosso objetivo é transformar a cidade em um centro de estudos e pesquisas de resíduos”, afirma o diretor, responsável pela entidade alemã que mantém parceria com a Prefeitura de Jundiaí desde o ano passado.

Capacitação
Garantir a formação de capacitação técnica em um mercado ainda a ser explorado no Brasil também é uma das metas da parceria firmada entre o governo brasileiro e alemão, segundo a engenheira Christiane Pereira, coordenadora no Brasil do Departamento de Resíduos e Recursos Naturais da Universidade de Braunschweig e do Centro de Pesquisa, Educação e Aplicação em Resíduos Urbanos (CREED).

Palestras orientam municípios brasileiros

“Tivemos grandes experiências expostas nesses dois dias de seminários justamente para que Jundiaí percorra pelo caminho correto, além de desenvolver um projeto de política pública, despertar esse interesse na sociedade na importância de se tratar os resíduos sólidos”, destaca.

O seminário organizado pela Prefeitura de Jundiaí teve parceria com a Technische Universitaet Braunschweig e PUC-Rio, no âmbito do projeto I-Nopa; Prefeitura de Florianópolis (SC); DAE; Ciesp; Cooperação Alemã; GIZ; DAAD; CAPES; Ministério da Educação, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Ministério das Cidades, além do patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Escola de Governo e Gestão do Município de Jundiaí.

Kadija Rodrigues
Fotos: Cleber de Almeida

Confira a reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/12/conhecimentos-sobre-gestao-de-residuos-solidos-sao-aprimorados/
Leia mais sobre