Resíduos Sólidos: mais de 300 pessoas participam do evento

Publicada em 12/11/2014 às 18:12

O 1º Seminário Técnico Brasil-Alemanha, realizado pela Secretaria de Serviços Públicos na terça-feira (11) e quarta-feira (12), no auditório da DAE, contou com a participação de mais de 300 pessoas de vários Estados brasileiros.

O tema “Nivelamento técnico em gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos” foi debatido por 22 palestrantes vindos da Alemanha e outros países, além das experiências já conhecidas no Brasil e que serão destacadas por representantes de governos municipais e estaduais.

CONFIRA AS FOTOS DA ABERTURA E DO ENCERRAMENTO DO 1º SEMINÁRIO TÉCNICO BRASIL-ALEMANHA

LEIA TAMBÉM
Definida data para estudos que darão destino a resíduos sólidos
Conhecimentos sobre gestão de resíduos sólidos são aprimorados

Público maciço nos dois dias de evento

Público maciço nos dois dias de evento

Antônio Marius, da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) de Florianópolis (SC), esteve na cidade para o seminário. A Comcap é uma empresa de economia mista contratada por aquele município para realizar a coleta de resíduos sólidos e a limpeza pública.

Marius já havia participado do 1º Congresso Técnico Brasil-Alemanha, promovido pela Prefeitura de Jundiaí em dezembro de 2013. Agora, aproveita este evento para dar continuidade nas discussões. “Somos estimulados pelo trabalho que Jundiaí realiza em parceria com a Alemanha. Entendemos a necessidade de buscar soluções para um problema que afeta todo o nosso País”, afirma.

Ele conta que Florianópolis foi a primeira capital do Brasil a realizar a coleta seletiva e destaca ainda que a Alemanha passou a discutir com universidades e o meio empresarial esses problemas há muitos anos. No Brasil, a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos gerou esta discussão.

“Seminários como este nos motivam para que as discussões sejam realmente ampliadas nos meios acadêmicos, nas empresas e com toda a sociedade. A consistência com que Jundiaí vem demonstrando sobre esse tema, com políticas públicas, nos dão a segurança de que o resultado final vai permanecer”.

Wladimir veio de Curitiba: "Jundiaí poderá ser um polo"

Wladimir veio de Curitiba: “Jundiaí poderá ser um polo”

Otimismo
Também da região Sul do Brasil, Wladimir Guedes da Rosa, diretor administrativo da Ergon Green/Grupo Carraro, de Curitiba (PR), elogiou o seminário e a iniciativa de discutir um tema tão relevante. “Estamos muito otimistas de que Jundiaí poderá ser um polo e pela evolução dentro da gestão em função do desenvolvimento da tecnologia”, afirma, ao dizer que apoia essa troca de informações e discussões entre universidades e empresas.

Para o jundiaiense Rodrigo da Cunha, da I3 Indústria, Ideias e Imagens, a discussão sobre tratamento de resíduos sólidos em Jundiaí é um importante marco. “Estou muito satisfeito com os exemplos dados por empresas internacionais de como as tecnologias dão certo, e torço muito para que uma ou mais delas sejam colocadas em prática na cidade”, diz.

Programação
Na manhã desta quarta-feira (12), os seminaristas puderam conhecer um panorama global de recursos secundários, políticas públicas, além de financiamentos e licenciamentos.

Kadija Rodrigues
Fotos: Cleber de Almeida

Confira a reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/12/residuos-solidos-mais-de-300-pessoas-participam-do-evento/
Leia mais sobre