Projeto sobre prematuridade movimenta o HU

Publicada em 13/11/2014 às 16:10

O setor de ginecologia e obstetrícia do Hospital Universitário (HU), em parceria com a equipe de Tocoginecologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí, promove na próxima segunda-feira (17) um evento de sensibilização sobre o Dia Internacional da Prematuridade comemorado nesta data.

Para a ocasião está prevista a realização de um café para as gestantes e apresentação do Projeto P5 – Pessário mais progesterona para prevenção do parto pré-termo, estudo que pretende rastrear mulheres sob risco de apresentar trabalho de parto prematuro.

LEIA TAMBÉM
Saúde convoca população para vacinação
Vacina contra coqueluche para grávidas está disponível
Campanha Novembro Azul ganha reforço junto aos servidores

O índice de prematuridade no Brasil é aproximadamente de 10%

O índice de prematuridade no Brasil é aproximadamente de 10%

“O objetivo é conscientizar a população sobre a necessidade de medir o colo do útero por ultrassom entre 18 e 22 semanas de gestação. As mulheres com colo curto (abaixo de 30 milímetros) receberão medicamento específico e, se necessário, o pessário vaginal (anel de silicone usado para fechar o colo do útero), que funcionará como nova medida na prevenção de prematuridade a ser testada pelo estudo P5”, explica Rodrigo Paupério Soares de Camargo, ginecologista e obstetra.

O Hospital Universitário da Faculdade de Medicina de Jundiaí, que mantém convênio com a Prefeitura, é um dos 15 centros de referência em obstetrícia no Brasil selecionado para participar do estudo desenvolvido pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, financiadas pelo CNPq e pela Fundação Bill e Melinda Gates.

As gestantes interessadas em participar do evento podem se inscrever diretamente no SAC do Hospital Universitário (Praça Rotatória, s/nº, Jardim Messina) ou pelo telefone (11) 4527-5700. O café será realizado a partir das 10h, na sala de aula nº 03, no Hospital Universitário.

Assessoria de Imprensa HU
Foto: Fotógrafos PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/13/projeto-sobre-prematuridade-promove-cafe-para-gestantes-no-hu/