Coleta de resíduos: Jundiaí é inspiração para Prefeitura de BH

Publicada em 17/11/2014 às 15:30

A coleta de resíduos da construção civil realizada pela Secretaria de Serviços Públicos é destaque da edição desta segunda-feira (17) do jornal Estado de Minas. O trabalho por meio de um sistema informativo em tempo real, feito desde o ano passado em Jundiaí, inspirou a Prefeitura de Belo Horizonte (MG). A partir de agora, o resíduo sólido gerado pela construção civil terá trajetória rastreada também na capital minieira. O objetivo é diminuir o despejo clandestino.

LEIA A MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL ESTADO DE MINAS

Trabalho feito pelo secretário Aguinaldo Leite é destaque

Trabalho feito pelo secretário Aguinaldo Leite é destaque

LEIA TAMBÉM
Técnicas sobre resíduos sólidos são aprimoradas
Resíduos Sólidos: mais de 300 pessoas participam do evento

Reportagem do jornal Estado de Minas

Reportagem do jornal Estado de Minas

Entrevistado pelo Estado de Minas, o secretário Aguinaldo Leite explicou o trabalho desenvolvido em Jundiaí, que, no início de 2013, tinha 1.270 pontos de descarte irregular e apenas 20 caçambas chegavam ao Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol) para descarte.

Com o trabalho desenvolvido pela secretaria, o município tem agora apenas sete pontos de descarte irregular, já em mapeamento para serem ‘zerados’. Além disso, 350 caçambas descartam o material no Geresol para reciclagem, atualmente.

O material reciclado é utilizado por Jundiaí nas obras da Prefeitura e já gerou uma economia aos cofres públicos. “É um material importante, que vem sendo reutilizado pela gente. Não compramos mais esse produto para obras de calçadas, guias, bancos e pavimento para asfalto, entre outras. Tudo vem do Geresol e isto gera uma economia muito grande para o município”, explicou.

Fabio Frattini Manzini
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/17/coleta-de-residuos-jundiai-e-inspiracao-para-prefeitura-de-belo-horizonte/
Leia mais sobre