Na Fepasa, banca do Produtor na Praça agrada população

Publicada em 21/11/2014 às 15:05

Os usuários dos serviços instalados no Complexo Fepasa mudaram os hábitos alimentares e dão agora mais importância ao consumo de frutas. Isso foi possível após a instalação de um ponto do programa Produtor na Praça. O espaço oferece frutas frescas e diversificadas seis dias por semana. No total, 27 deles estão instalados em diversos pontos da cidade.

A banca do produtor Gustavo Carbonari está no local há pouco mais de um ano. De acordo com Edílson Chrispim, diretor da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, o conceito é o mesmo para todos os pontos, ou seja, favorecer o acesso da população a frutas de qualidade e produzidas na cidade. “A variedade é muito grande, mas a saída tem a ver muito com a região onde os pontos estão”, explica Chrispim.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura entrega projeto de apoio agrícola à Câmara

Pilotos da Stock conhecem estrutura para Encontro de Opalas

Gustavo: “Salada de frutas é campeã de vendas”

No caso do Complexo Fepasa, o público é formado na maioria por estudantes da Fatec e usuários do Poupatempo, ambos instalados no local. Gustavo Carbonari explica que comercializa 13 tipos de frutas, mas a mistura delas em forma de salada de frutas parece ter caído no gosto dos consumidores.

“São quase 250 saladas de frutas por dia, pois as pessoas estão descobrindo que comer este tipo de alimento é muito mais saudável que um salgado”, diz Gustavo. Segundo ele, o movimento tende a aumentar neste final de ano, quando a frequência de pessoas, principalmente no Poupatempo, também aumenta. Nessa época, há também reservas para as festas – uva e morango são as mais procuradas.

Orientações
Gustavo observa ainda que muitos aproveitam a facilidade do programa para abastecer a casa com frutas. “Tem gente que passa por aqui para comprar o que vai consumir em casa e isso constitui um outro tipo de público”, explica. E, muitas vezes, as pessoas pedem orientação sobre o que levar.

“Geralmente, as frutas não apresentam nenhuma contraindicação, mas há casos em que algumas não são recomendadas para quem sofre de alguma doença. Os diabéticos, por exemplo, não podem abusar da manga”, conta.

Para se informar sobre as bancas do “Produtor na Praça”, endereço e horário de funcionamento, é só ligar na Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, pelo telefone 4589-8578. A banca do Complexo Fepasa funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Aos sábados, até ao meio-dia.

Alcir de Oliveira
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/21/no-complexo-fepasa-banca-do-produtor-na-praca-agrada-populacao/