Três UBSs vacinam contra pólio neste sábado (22)

Publicada em 21/11/2014 às 12:36

A Secretaria de Saúde informa que, neste sábado (22), três unidades básicas de saúde (UBSs) de Jundiaí estarão abertas para vacinação contra poliomielite e sarampo: UBS Central, UBS Santa Gertrudes e UBS Novo Horizonte. As unidades funcionarão das 8h às 17h e vão atender todas as pessoas que comparecerem, independentemente do bairro de residência.

Durante a semana, a vacinação segue até 28 de novembro em todas as 37 unidades de saúde da cidade. Segundo a Vigilância Epidemiológica, a cobertura para pólio chegou a 62% da população-alvo nesta semana. “É importante que todas as crianças com 5 anos incompletos sejam vacinadas”, destaca a enfermeira Solange Marquezini.

MAIS SAÚDE
Saúde intensifica ações de combate à tuberculose

Dia de Luta Contra Aids terá mobilização no Centro
Campanha Novembro Azul ganha reforço junto aos servidores

Todas as crianças com até 5 anos devem ser vacinadas

A vacina contra a pólio é voltada para as crianças com idade entre 6 meses e 4 anos e 11 meses. Já a vacina contra sarampo é aplicada nas crianças entre 1 ano e 4 anos e 11 meses de idade. “A pólio está erradicada no Brasil desde 1989, mas temos de continuar trabalhando para proteger nossas crianças. O objetivo da campanha é cobrir falhas vacinais e também alcançar os faltosos”, frisa Solange.

Já o sarampo, depois de alguns anos erradicado no Estado de São Paulo, voltou a preocupar. No ano passado, o Estado registrou 7 casos da doença. Em Jundiaí, não foram registrados casos.

A Vigilância Epidemiológica pede aos pais que levem a carteira de vacinação da criança para que os profissionais possam avaliar e atualizar as coberturas, caso necessário.

De acordo com levantamento da Vigilância, o público-alvo da campanha da pólio é de 21.335 crianças e de sarampo, 18.651. A meta é atingir 95% desse público.

Niza Souza
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/21/tres-ubss-fazem-vacinacao-contra-polio-neste-sabado-22/
Leia mais sobre