Oficinas das escolas integrais são destaque no Complexo Argos
Publicada em 26/11/2014 às 16:24Com a apresentação da peça teatral “Um conto do João Luiz: o reino de um povo feliz!”, alunos da Emeb Professor João Luiz de Campos abriram, nesta quarta-feira (26), o 1º Encontro para Socialização de Experiências das Escolas Municipais de Tempo Integral. A atividade foi realizada no Centro de Capacitação, no Complexo Argos.
O grupo formado por 17 estudantes contou, de forma lúdica, o que acontece na escola, localizada no Jardim Florestal, das 7h30 às 16h30. No local, além das aulas do currículo básico, são desenvolvidas, no contraturno, oficinas de xadrez, música, capoeira, alfabetização e letramento, direitos humanos e reciclagem. A unidade também abriu as portas para as famílias, envolvendo a comunidade em seus projetos complementares. “Todos passaram a se comprometer com as atividades. Isso se refletiu no aluno que está mais interessado”, contou a diretora da Emeb, Maria Dejazete Leal.
LEIA TAMBÉM
Prefeito assina convênio para criar ‘Espaço Jovem’ na biblioteca
Inscrições abertas para vagas de curso profissionalizante
Ao todo, Jundiaí possui nove escolas de Ensino Fundamental de tempo integral. A cidade aderiu ao Programa Mais Educação, do governo federal, que incentiva a educação integral na rede pública com a transferência de recursos. Assim como a Emeb João Luiz, as outras unidades promovem oficinas de acordo com o perfil da comunidade, em áreas como meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, e ciência econômica.
“E hoje os educadores da rede estão mostrando tudo isso tanto nas apresentações como na exposição preparada especialmente para esse encontro. São ações excelentes e que merecem ser compartilhadas. A escola integral, sem dúvidas, tem ampliado o horizonte das crianças, dando a elas novas oportunidades de aprendizagem”, destacou a diretora de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Suzette Longo Vermíglio.
O secretário de Educação em exercício, José Renato Polli, também ressaltou a importância do evento para a troca de experiências entre as escolas e os educadores. “Aprender uns com os outros é muito importante. Desejamos que essa iniciativa continue pelos próximos anos.”
O encontro foi fechado com uma apresentação de tambores dos alunos da Emeb Rotary Club, do Anhangabaú.
Roberta de Sá
Fotos: Cleber de Almeida
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni