Novo passo para regularização do Parque dos Ingás
Publicada em 26/11/2014 às 17:32A manhã dessa quarta-feira (26) foi de felicidade para 110 famílias moradoras do Parque dos Ingás. Isso porque a Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) e a DAE assinaram documento que representa um novo passo para a regularização dos imóveis do bairro.
A propriedade do terreno no qual estão essas residências foi passada da DAE para a Fumas. A partir de agora, a Fundação trabalhará para garantir que os moradores tenham os títulos de propriedade. “Para nós é uma vitória poder participar desse momento. Esperamos ansiosamente por 18 anos e apenas agora vimos vontade política para resolver a questão”, comentou a moradora Solene Carvalho.
LEIA TAMBÉM
Comitê de Gestão discute ações para período de chuva
Fumas trabalha no Plano de Desenvolvimento do São Camilo
Assim como ela, o também morador Valdir Lira comemorou. “Sabemos que esses imóveis são nossos, mas não temos um documento para comprovar. Só temos a agradecer. É uma grande conquista”, disse ele, destacando que as famílias moradoras do bairro elegeram uma comissão com 10 pessoas para acompanhar os trâmites.
De acordo com o superintendente da Fumas, Rodrigo Mendes Pereira, os moradores do Parque dos Ingás residiam na região da represa da DAE no passado. E, por conta de melhorias na represa, as famílias foram removidas para que o local fosse alagado para a expansão da represa.
A DAE construiu as casas no Parque dos Ingás e os lotes foram regularizados em 2012. No entanto, como o terreno ainda estava em nome da DAE, não foi possível dar a posse dos imóveis aos proprietários. “A DAE não tem status legal para realizar esse trâmite. Por conta disso, houve a doação do terreno. Agora, a Fumas cuidará de todo esse processo de regularização. Todas as famílias serão cadastradas.”
A doação do terreno é prevista na lei 7060/2008. Para Rodrigo, esse momento é de felicidade. “Essa será a garantia de que o Parque dos Ingás estará totalmente regularizado e os munícipes terão direito à propriedade. Vamos apoiar a todos nesse processo de regularização.”
Ele lembrou ainda que o governo Pedro Bigardi tem trabalhado para conceder o título de propriedade a quem tem direito. “É um grande esforço da atual administração. Quando iniciamos o trabalho, há quase dois anos, muitos processos estavam parados. E o governo está lutando para mudar isso.”
Também participou da reunião para assinatura do termo de doação o diretor-presidente da DAE, Jamil Yatim.
Luana Dias
Fotos: Paulo Grégio
-
30/11/2024
Inovação: sede da DAE Jundiaí ganhará uma usina fotovoltaica
-
28/11/2024
Tarifa Social: DAE Jundiaí debate nova lei federal
-
25/11/2024
DAE libera, de forma parcial, trânsito na rua Barão de Teffé
-
15/11/2024
Agência Reguladora define reajuste de 8,28% nas contas de água e esgoto