Prefeitura estuda nova aeronave contra incêndios

Publicada em 26/11/2014 às 15:36

Uma aeronave de combate a incêndios que multiplica por 10 vezes a atual capacidade de carga de água dos helicópteros responsáveis por contribuir nas emergências da Serra do Japi. Essa é uma das ações em estudo pela Prefeitura de Jundiaí, que realizou sexta-feira (21) uma visita técnica com participação da Guarda Municipal, da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e da Defesa Civil.

Esse levantamento é parte da orientação do prefeito Pedro Bigardi de um projeto mais sistêmico de proteção do território da Serra do Japi em nosso município, especialmente da Reserva Biológica Municipal, que conta também com a cooperação do Corpo de Bombeiros”, explica o comandante da Guarda, José Roberto Ferraz.

LEIA TAMBÉM
Ponte Torta ‘invade’ a avenida Nove de Julho
Equador conhece o case de Jundiaí sobre resíduos

Representantes da Prefeitura conferem helicóptero KA32

Representantes da Prefeitura conferem helicóptero KA32

A aeronave que foi alvo da visita é o helicóptero adaptado para combate a incêndios florestais KA32, da fabricante de origem russa Kamov, bastante usados em países como Portugal e Chile, entre outros. Os diferenciais são a flexibilidade de pouso (com duas hélices sobrepostas, sem rotor) e o transporte de até 5 mil litros de água por sobrevoo (contra 500 litros do modelo Esquilo usado atualmente).

De acordo com o subcomandante Paulo Vicente Soares, a cesta utiliza quatro bombas de sucção e precisa de apenas 50 milímetros de lâmina de água. “Pode até usar um equipamento instalado em piscinas, abastecido por caminhão pipa”, resumiu.

De acordo com Ferraz, o tema pode beneficiar as demais cidades da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ), que devem ser informadas dos estudos.

Pacote de medidas
O estudo sobre a aeronave é parte de um “pacote” de ações de planejamento e estratégia preventiva que continuam a ser desenvolvidas em torno da proteção no território da Serra do Japi. O longo período de estiagem deste ano causou inúmeros focos de incêndio na cidade e região – foram pelo menos 45 casos atendidos pela Divisão Florestal da Guarda.

“As ações voltadas à proteção no território da Serra do Japi são importantes para a preservação da biodiversidade ali existente e todas as atividades voltadas para essa finalidade são bem-vindas”, afirma o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, Flávio Gramolelli Júnior.

A segunda medida em andamento é a criação da brigada de voluntários do combate a incêndios, sob responsabilidade da Guarda Municipal e da Defesa Civil.

A terceira é o trabalho com os proprietários de imóveis no interior ou no entorno da Serra do Japi. A Divisão Florestal e a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente vão cadastrar e identificar esses moradores ou proprietários para sensibilização, conscientização e treinamento para o combate a incêndios (como ocorreu com funcionários da Fazenda Ermida).

E a quarta medida do plano é ampliar em 2015 a campanha de conscientização e prevenção na soltura de balões, que agora não depende mais da época junina para surgir nos céus. Uma das metas é melhorar o envolvimento da população em denúncias sobre essas atividades criminosas e com risco para pessoas e meio ambiente.

“O entrosamento entre as secretarias e outros órgãos da Defesa Civil e que abrange a Serra propicia ações mais rápidas no combate a incêndios e monitoramento de áreas de risco”, afirma Fernando Salvia Mazzei, diretor da Defesa Civil.

Análise técnica
A possibilidade de uso de um novo tipo de aeronave, de acordo com Ferraz, envolve também análises de viabilidade técnico-financeira. “O custo de locação por hora também é diferente de outros serviços, até porque a capacidade dele é infinitamente maior. Esse trabalho precisa ser feito no âmbito administrativo”, afirmou.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Fotógrafos PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/26/prefeitura-estuda-comprar-aeronave-para-combater-incendios/