Equador conhece o case de Jundiaí sobre resíduos

Publicada em 25/11/2014 às 19:07

Jundiaí teve destaque no primeiro dia do “Primeiro Diálogo conjuntivo Cidades da América Latina”, evento que começou nesta terça-feira (25) em Cuenca, Equador. A experiência e o trabalho desenvolvidos em Jundiaí relacionado aos estudos em soluções tecnológicas para tratamento dos resíduos sólidos foi apresentado pelo secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite.

Convidado pela organização do evento, ele chamou a atenção dos participantes com o trabalho realizado no município. O evento ocorre até quinta-feira (27) e Jundiaí é a única cidade brasileira a apresentar trabalho sobre resíduos sólidos em Cuenca. O estudo feito em Jundiaí fez parte de um painel que contou com trabalho de vários países como Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Costa Rica, México, além do governo alemão. O secretário apresentou o projeto I-Nopa e o trabalho intitulado “Campus de ecoficiência em resíduos: Sinergia entre academia e mercado para uma gestão sustentável de resíduos.

LEIA TAMBÉM
Coleta de resíduos: Jundiaí é inspiração para Prefeitura de BH

Resíduos Sólidos: mais de 300 pessoas participam do evento
Resíduos Sólidos: Jundiaí é novamente destaque

O secretário Aguinaldo Leite mostrou o trabalho desenvolvido na cidade

“É um evento de diálogos de boas práticas e troca de experiências, o que já estamos fazendo em Jundiaí. Nosso projeto é de cunho acadêmico, mas tem muita coisa prática e isso chamou a atenção dos participantes. Eles querem saber o estudo que vem sendo feito na cidade. Esta participação nossa neste evento é muito importante para troca de experiências e de busca de parcerias”, disse Aguinaldo Leite.

“Estamos mostrando que Jundiaí se preocupa com o tratamento de resíduos sólidos. Muitas cidades não se preocupam e quando fazem não têm preocupação com o que pode gerar o subproduto. Nosso projeto é complexo, com estudo do gerador de resíduo, do melhor tratamento e análise do mercado”, explicou.

Pioneira
A ida até o Equador faz parte dos avanços conseguidos pelo prefeito Pedro Bigardi na parceria inédita com a Alemanha para tratamento dos resíduos sólidos. A cidade é pioneira na América Latina nas discussões sobre o tratamento de resíduos, que já está em andamento. O município conta com uma parceria com os alemães por meio da Universidade Braunschweig. Christiane Pereira, doutora da Universidade Técnica de Braunschweing e Instituto Creed do Brasil, também participa do evento.

Aguinaldo Leite mostrou no Equador que o corpo técnico da Prefeitura recebe capacitação; que há uma análise quantitativa e qualitativa dos grande geradores; um planejamento de implantação de um laboratório científico para análises dos subprodutos; a gravimetria e granulométrica de resíduos domiciliares; definição da rota tecnológica, promoção de plantas pilotos a partir de técnicas de biogestão e compostagem e mapeamento do mercado.

De acordo com o secretário, a Prefeitura de Jundiaí já investiu nas linhas de triagem com a aquisição de novas esteiras e acredita ser possível que a cidade tenha a planta de tratamento mecânico-biológico para resíduos sólidos já em 2016.

Ele destacou que Jundiaí vem sendo pioneira na promoção de eventos para disseminar as informações produzidas e de intensificação internacional.

Abertura
O “Primeiro Diálogo conjuntivo Cidades da América Latina” foi aberto por Ana Paula Crespo, diretora de relações externas de Cuenca, Ingrid Roesner, assessora de Connective Cities-Equipe Giz, organizadora do evento, Ralf-Rainer Braun, do comitê executivo e sócio da Associação das Cidades da Alemanha e Ronnie Aranedo, secretária do planejamento de Cuenca.

O encontro tem objetivo de reforçar a troca de experiências entre cidades latino-americanas e com as experiências da Alemanha sobre ao assunto.

Fábio Frattini Manzini
Foto: Fotógrafos PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/25/equador-conhece-o-case-de-jundiai-sobre-residuos-solidos/
Leia mais sobre