Campanha Estacione Consciente será lançada dia 3 de dezembro

Publicada em 27/11/2014 às 13:51

Na próxima quarta-feira (3), às 9h30, no auditório do Paço Municipal, será lançada a campanha Estacione Consciente 2014, promovida pela Coordenadoria da Pessoa com Deficiência.

A ação segue as orientações do Programa de Metas do prefeito Pedro Bigardi, em desenvolver e garantir os direitos de todos os cidadãos. O objetivo é conscientizar os motoristas sobre a importância de respeitar as vagas destinadas a pessoas com deficiência.

LEIA TAMBÉM
Discussão do Sistema Único do Trabalho chega a Jundiaí
Complexo viário da Ponte São João tem balanço positivo

Secretarias e vereador Leandro Palmarini discutem campanha

Secretarias e vereador Leandro Palmarini discutem campanha

“Em 2013 a campanha foi um sucesso, mas este ano queremos fazer mais. Vamos atuar com a Secretaria de Transportes e divisões para que seja aplicada pelas ruas da cidade de forma lúdica”, informou o coordenador da Pessoa com Deficiência, Reinaldo Fernandes.

Cartaz A3_Estacione Consciente_2014_GAlém de Transportes, a campanha conta com o apoio das secretarias de Comunicação Social e de Educação, da Coordenadoria do Idoso, Guarda Municipal e Polícia Militar.

Reinaldo destaca que entre as principais queixas que recebe estão reclamações por conta do desrespeito às vagas preferenciais. “Pensando nisso, estudamos a lei municipal e descobrimos a multa moral, que já havia sido aprovada, mas não era executada. Ela não tem valor monetário, mas permite que o cidadão que se sentir desrespeitado chame a atenção do outro”.

Uma das principais ações da campanha será realizada em diversos pontos da cidade, com cadeiras de rodas que serão estacionadas nas vagas para veículos no Centro. “Assim como no ano passado, vamos despertar um novo olhar nas pessoas que ainda não respeitam os deficientes”, explica o coordenador.

Ações
As professoras de arte das escolas municipais de ensino fundamental realizarão um trabalho de conscientização nas salas de aula.

“Os alunos farão desenhos que ilustrem a campanha, para que o tema seja discutido nas escolas. Nós incluímos a Secretaria de Educação na campanha este ano, pois acreditamos que o respeito ao próximo deve ser ensinado desde criança”, pontua a assessora da coordenadoria, Sueli Bauer.

Paralela à campanha, a Polícia Militar realizará blitze educativas distribuindo o material do Estacione Consciente. De 4 a 12 de dezembro, intervenções externas acontecerão por toda cidade, além da panfletagem do material dos terminais de ônibus. O encerramento será no Centro, dia 19, na Praça Marechal Floriano Peixoto, no coreto.

Além do lançamento da campanha Estacione Consciente, dia 3, será comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e divulgada a programação da Virada Inclusiva, que também acontece no mês de dezembro.

Luiza Ronchi
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/27/campanha-estacione-consciente-sera-lancada-dia-3-de-dezembro/