Conselheiros conhecem o Plano Local de Habitação de Interesse Social

Publicada em 27/11/2014 às 16:07

O processo de construção do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) e tudo o que tem sido feito pela empresa Demacamp, contratada para a elaboração do projeto, foi apresentado na noite dessa quarta-feira (26), aos membros do Conselho Municipal de Habitação.

A apresentação foi realizada na Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) pela arquiteta Branca Perocco, que destacou que entre os papeis do conselho está fazer com que o PLHIS saia do papel e seja executado. “Sinto esse grupo bem organizado e bem representado. Além de contar com entidades, há moradores de bairros importantes que fazem questão de participar. Esse primeiro contato foi bastante positivo.”

CADASTRO PARA HABITAÇÃO POPULAR

Cada passo do Plano foi mostrado aos conselheiros

A arquiteta destacou no encontro que o trabalho da proposta e metodologia do plano já foi concluído. Agora, a fase é de diagnóstico. Em seguida serão traçadas estratégias para atuar com relação aos problemas do município relacionados à habitação. “Solicitamos dados de diversas secretarias para que fosse possível fazer um raio X da cidade”, destacou.

Segundo ela, o grande desafio do PHLIS é diagnosticar a forma de garantir oferta de terra urbanizada compatível com a demanda da cidade. “O conselho é importante no processo de implantação para garantir o cumprimento das metas e estratégias.”

Marco
O presidente do Conselho Municipal de Habitação, Anselmo Leite, definiu o encontro como “um marco”. Para ele, é essencial que o conselho acompanhe cada passo do processo de construção do PLHIS. “Estamos trabalhando em uma proposta que fará a diferença na habitação do município.”

O encontro contou com a presença do superintendente da Fumas, Rodrigo Mendes Pereira, que é membro do conselho. Ele ressaltou a relevância do PLHIS. “O plano atual não mergulhou na realidade do município. Ele é genérico e precário. Com ele, infelizmente, não conseguimos apontar caminhos. Por isso, estamos realizando todo esse trabalho, com o objeto de traçar metas e planos.”

Luana Dias
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/27/conselheiros-conhecem-o-plano-local-de-habitacao-de-interesse-social/