Tradição e inovação marcam exposição de presépios no Solar do Barão

Publicada em 28/11/2014 às 18:36

Há 37 anos, o artesão Laércio Tetto participa da exposição de presépios, que começou no Parque da Uva e, hoje, é realizada no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão. Tradição e emoção motivam o artesão a montar sua peça, que hoje atinge 4,5 metros de largura, e pode ser conferida nesta tradicional exposição, que será aberta nesta segunda-feira, 1º de dezembro, às 19h, juntamente com o lançamento do Natal Encantado, na Praça Governador Pedro de Toledo. Composta por 30 presépios, a mostra prossegue até o dia 6 de janeiro, com entrada gratuita.

ACESSE O SITE DO NATAL ENCANTADO 2014

Exposição será aberta nesta segunda-feira (1º)

Exposição será aberta nesta segunda-feira (1º)

Laércio conta que o presépio começou pequeno e hoje retrata um vilarejo, com direito a poço, pessoas e monjolo, e todos os elementos se movimentam. “A cada ano buscamos uma novidade. É muito gratificante o retorno do público que visita a exposição e nos parabeniza”, diz o artesão. “O presépio retrata hábitos de antigamente. Pessoas tirando água do poço, cortando lenha. Os idosos observam as cenas e se emocionam, relembrando momentos do passado”, comenta Laércio, que se diz contagiado por essa reação.

Além de Laércio Tetto, participam da exposição outros nove artesãos do programa “Jundiaí feito à mão”, da Secretaria de Agricultura Abastecimento e Turismo, o que é uma novidade este ano. Presépios de diferentes formas, tamanhos e técnicas, confeccionados com os mais variados materiais estarão expostos no museu.

Segundo o diretor do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, Jean Camoleze, a exposição busca manter viva a tradição dos presépios e valorizar os artesãos da cidade. “A exposição tem como intuito destacar a humildade e valorizar as tradições populares, remetendo às antigas tradições, em que as casas eram abertas para a visitação dos presépios.”

No ano passado, a exposição atraiu um grande público. “Este é um momento de trabalho intenso, porém sempre existe uma expectativa de receber bem o público e cada vez mais ampliar o acesso ao museu”, destaca o diretor. “Este é um dos momentos de apropriação do espaço, onde as pessoas podem exaltar a importância da memória coletiva e refletir a importância da nossa cultura popular”, completa.

Corais
A abertura da exposição de presépios acontece no dia 1º de dezembro, com apresentação da Banda São João Batista. A programação gratuita prossegue até o dia 19 com a participação de vários corais, que integram o 25º Encontro de Corais e 13º Festival de Corais Astra-Finamax. “Foi uma ótima ideia unir a exposição às apresentações dos corais, que são tradicionais nas programações natalinas. Será uma experiência interessante para os visitantes do museu e ouvintes do encontro”, diz o diretor de Cultura, Eufraudísio Modesto, responsável pela organização do Encontro de Corais.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE CORAIS NO MUSEU SOLAR DO BARÃO

Assessoria de Imprensa
Fotos: arquivo – PMJ

 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/28/tradicao-e-inovacao-marcam-exposicao-de-presepios-no-solar-do-barao/