Dia D atinge 21,4% da meta contra a pólio

Publicada em 09/11/2014 às 11:09

Milhares de crianças foram imunizadas na cidade neste sábado (8), o Dia D para a vacinação no combate à poliomielite, sarampo, caxumba e rubéola. A campanha segue até o próximo dia 28 em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

De acordo com um balanço da Vigilância Epidemiológica, cerca de 4.595 crianças receberam a vacina contra a poliomielite, atingindo 21,24% da meta do município, que é imunizar 21.633 crianças com idades entre 6 meses e 4 anos e 11 meses. A tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) foi aplicada em 5.075 crianças e atingiu 26,71% da meta, que é de 19 mil entre 1 ano e 4 anos e 11 meses de idade.

LEIA TAMBÉM
Banco de Leite recebe certificação de excelência

Vacinação contra raiva animal continua até o domingo (16)

Cerca de 4.595 crianças já receberam a vacina contra a poliomielite

“Gostaríamos de atingir os objetivos antes mesmo do dia 28. Por isso, os pais que não puderam comparecer neste sábado, podem ir a qualquer UBS nos próximos dias”, explica a enfermeira da Unidade Básica de Saúde da Vila Hortolândia, Viviane dos Santos Vacchi.

Os postos estão aproveitando o movimento para imunizar também as crianças entre 12 e 23 meses de idade, que ainda não receberam a vacina contra Hepatite A.

Segundo a enfermeira, a pólio está erradicada no Brasil, mas o trabalho continua para proteger as crianças. “Com relação ao sarampo, a preocupação é maior. Apesar de não haver registro de casos recentes em Jundiaí, há surtos no Nordeste e alguns casos no Estado de São Paulo.”

A profissional destaca que mesmo crianças que já foram imunizadas em outras campanhas contra o sarampo estão tomando uma segunda dose. “A cada 100 vacinas aplicadas na primeira vez, cerca de 95 crianças ficam protegidas. Essas outras cinco ficam sem resposta imunológica. Por isso, vale o reforço.”

Com relação a reações, a enfermeira explica que são incomuns. “Em alguns casos, cerca de 15 dias após a vacinação, a criança pode ficar com algumas marcas vermelhas pelo corpo e coriza. No entanto, não é nada grave. São sintomas que somem com rapidez.”

Postos também estão imunizando crianças entre 12 e 23 meses de idade, que ainda não receberam a vacina contra Hepatite A

Imunizados
Para a comerciante Samantha Ângelo Silva, que levou a filha Ingrid, de 2 anos, à UBS Hortolândia, a vacinação é essencial. “É uma prevenção mais que necessária. É importante cuidar da saúde das nossas crianças.”

Assim como ela, a funcionária pública Patrícia Michele Takahachi não perdeu tempo e levou Laura, de 1 ano e 5 meses, para a vacinação. “As vacinas da minha filha estão em dia, não perco as campanhas. Além disso, usar do serviço público para a imunização é muito bom. É economia no orçamento da família.”

A Vigilância Epidemiológica pede aos pais que levem a carteira de vacinação da criança para que os profissionais possam avaliar e atualizar as coberturas, caso necessário.

Luana Dias
Foto: Dorival Pinheiro Filho

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/09/dia-d-atinge-214-da-meta-contra-a-polio/
Leia mais sobre