Projeto Dengue leva 200 pessoas para o auditório da FMJ
Publicada em 03/11/2014 às 18:10Cerca de 200 pessoas, entre alunos, docentes e integrantes do projeto Dengue (agentes de Saúde, agentes comunitários e do Centro de Controle de Zoonoses) participaram de uma atividade na tarde desta segunda-feira (3) n auditório da Faculdade de Medicina de Jundiaí. A iniciativa teve como foco aprofundar o conhecimento sobre o mosquito e a relação com as mudanças climáticas. A Faculdade, por meio do PET Dengue (Programa de Educação pelo Trabalho) trouxe para Jundiaí o professor Delsio Natal, da Universidade de São Paulo (USP). O evento tem parceria com a Secretaria de Saúde.
Para Natal, conhecer a biologia do mosquito “Aedes Aegypti” é extremamente importante no controle da dengue. “Conseguimos assim descobrir a melhor armadilha para capturá-lo e neutralizá-lo”, enfatiza. O estudioso explica ainda que para se ter criadouros do dengue, basta a ajuda do homem no ambiente interno (Casa) e da chuva no ambiente externo.
O controle do “Aedes Aegypti” é um enorme desafio para estudiosos, profissionais de saúde e toda população, principalmente no que diz respeito às epidemias recentes. Para Cristina Traldi, coordenadora do PET Dengue da FMJ, estamos perdendo terreno para o mosquito. “A palestra oferece subsidio para que possamos encontrar novas estratégias para controlar a doença”, finaliza Cristina.
O PET Dengue é um projeto direcionado a alunos da graduação que busca proporcionar aos estudantes condições para a realização de atividades extracurriculares e de pesquisa que favoreçam a formação acadêmica. A integração do ensino com serviço e comunidade é essencial para formação de médicos e enfermeiros.
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial