Resíduos Sólidos: Jundiaí é novamente destaque
Publicada em 11/11/2014 às 14:50Os caminhos do desenvolvimento sustentável voltaram a ser discutidos em Jundiaí, com o 1º Seminário Técnico Brasil-Alemanha, aberto na manhã desta terça-feira (11), no auditório da DAE. O evento vai até as 18h e continua nesta quarta-feira (12).
O tema “Nivelamento técnico em gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos” será debatido por 22 palestrantes vindos da Alemanha e outros países, além das experiências já conhecidas no Brasil e que serão destacadas por representantes de governos municipais e estaduais.
Para o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, o seminário é uma oportunidade para propagar e aprofundar os conhecimentos sobre o assunto. “Realizamos o congresso em 2013 e conseguimos despertar o interesse para se discutir resíduos sólidos. Agora queremos trazer mais uma carga de informação”, explica.
LEIA TAMBÉM
Jundiaí discute Política Nacional de Resíduos Sólidos em evento
Jundiaí tornou-se referência na questão dos estudos em soluções tecnológicas desenvolvidas a partir da realidade de cada município. A proposta garante o tratamento e destinação de resíduos pela Prefeitura de Jundiaí e foi selecionada, em 2013, pelo governo da Alemanha. A cidade é pioneira na América Latina nas discussões sobre o tratamento de resíduos, que já está em andamento.
Esse primeiro passo de Jundiaí é a grande inspiração para o alemão Klaus Fricke, doutor em engenharia e diretor de Departamento de Resíduos Sólidos e Recursos naturais da Universidade de Braunschweig. O objetivo, segundo ele, é que o município seja o ponto de partida para ampliar o processo de tratamento nas esferas estadual e nacional. “Queremos que Jundiaí se torne o centro de gestão de resíduos sólidos para toda a América Latina”, destaca.
O vice-prefeito e secretário de Educação, Durval Orlato, destacou a dedicação que Aguinaldo Leite e toda a secretaria tem dado ao tema. “Essa troca de experiência com um dos países mais desenvolvidos em tratamento de resíduos sólidos se faz necessária para captar o que há de melhor e trazer para Jundiaí”, afirma.
Preservar
Para o presidente da DAE, Jamil Yatim, a discussão de resíduos sólidos é muito importante para diminuir os impactos na natureza. “E eventos como esse só trazem benefícios para Jundiaí”, diz. A preocupação com a natureza também foi destacada pelo superintendente da Caixa Econômica Federal, Henrique Parra Parra.
“Esse seminário e todas as ações que o município vem desenvolvendo em parceria com a Alemanha vão construir o que mais precisamos hoje: a preservação da nossa natureza”, explica, ao dizer que a Caixa terá participação no evento com uma palestra para abordar financiamento de longo prazo para o saneamento.
O presidente da Câmara de Vereadores, Gerson Sartori, elogiou a iniciativa e ressaltou a afirmação de Klaus Fricke em trabalhar para que Jundiaí se torne referência. “Nós, da Câmara, estamos abertos para as discussões não só para que o Plano Municipal de Saneamento Básico seja aprovado, mas que de fato seja aplicado no município.”
Participaram da solenidade de abertura o diretor titular do Ciesp, Mauritius Reisky, o secretário-chefe de Gabinete, Cristiano Guimarães, o assessor para Assuntos das Coordenadorias, Vanderlei Victorino, o diretor-presidente da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Lo Mônaco, e os vereadores José Dias, Antônio de Pádua Pacheco, Marilena Negro e Leandro Palmarini.
Kadija Rodrigues
Fotos: Cleber de Almeida
-
16/06/2023
Jundiaí é destaque em penúltimo dia de Conexidades
-
15/05/2023
Programa Cidade Limpa tem início no vetor Oeste
-
07/05/2023
Revitalização do Centro avança com apoio de moradores e comerciantes
-
18/06/2022
Prefeitura realiza obras complementares de mobilidade na Av. Antonio Pincinato, a pedido de moradores