Saúde bucal em Jundiaí está bem acima da média nacional

Publicada em 25/11/2014 às 18:58

Em Jundiaí, cerca de 67% das crianças com até 5 anos estão livres de cárie, número bem acima da média nacional, que é de 46%. Na população adulta da cidade, a média de dentes perdidos é de 3,4, enquanto a nacional é de 7,3. Os números fazem parte do resultado preliminar do levantamento epidemiológico da saúde bucal da população de Jundiaí, que está sendo realizado pela Secretaria de Saúde em parceria com a Faculdade de Odontologia da Unicamp.

LEIA TAMBÉM
Vacinação contra pólio segue até sexta-feira (28)

Faculdade de Medicina promove campanha contra câncer de pele

Dentistas e auxiliares odontológicos participaram do encontro

O resultado parcial foi apresentado nesta terça-feira (25) pelas professoras Maria da Luz Rosário de Souza e Marília Batista, da Unicamp, para dentistas e auxiliares odontológicos da rede municipal. Ainda que preliminares, os dados são bastante positivos, avaliou o coordenador de Saúde Bucal do município, José Clóvis Tomazzoni de Oliveira.

O levantamento teve início em abril deste ano e foram avaliadas mais de 1,2 mil pessoas, das faixas etárias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS): 5 anos, 12 anos, 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos. “A colaboração da população e o empenho e persistência dos profissionais da cidade foram muito importantes”, destacou Maria da Luz, lembrando que a adesão ao estudo foi voluntária.

Além dos dados parciais, durante o encontro os profissionais da rede municipal puderam sugerir e debater estratégias a serem desenvolvidas na cidade para a saúde bucal. “Esse mapeamento vai ajudar a administração a focar os esforços nas áreas de maior necessidade de tratamento odontológico”, ressaltou José Clóvis.

Niza Souza
Foto: Fotógrafos PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/25/saude-bucal-em-jundiai-esta-bem-acima-da-media-nacional/
Leia mais sobre