Vacinação contra pólio começa neste sábado (8)
Publicada em 03/11/2014 às 15:32A Secretaria de Saúde de Jundiaí realiza neste sábado (8) o “Dia D” da vacinação contra poliomielite nas 37 unidades da rede de saúde da cidade, que estarão abertas das 8h às 17h. Este ano, serão inclusas na campanha as vacinas contra sarampo e hepatite A – que entrou no calendário de vacinação da rede pública. Além das UBSs, haverá um posto de vacinação, apenas neste sábado, na Emeb Odila Richter, no Bom Jardim, das 8h30 às 11h.
Todas as crianças com idade entre 6 meses e 4 anos e 11 meses devem tomar a vacina contra a pólio. A dose contra sarampo é voltada para crianças entre 1 ano e 4 anos e 11 meses de idade. Já a vacina contra hepatite A é direcionada às crianças entre 12 e 23 meses de idade. A campanha de vacinação vai até 28 de novembro.
MAIS SAÚDE
Prefeito entrega ampliação da UBS Morada das Vinhas
‘Outubro Rosa’: mais de 5,8 mil pedidos de exames
“A pólio está erradicada no Brasil desde 1989, mas temos de continuar trabalhando para proteger nossas crianças. O objetivo da campanha é cobrir falhas vacinais e também alcançar os faltosos”, destaca a enfermeira Solange Marquezini, da Vigilância Epidemiológica.
Já o sarampo voltou a preocupar mesmo depois de alguns anos erradicado no Estado de São Paulo. Em 2013, foram registrados sete casos da doença – nenhum em Jundiaí.
A Vigilância Epidemiológica pede aos pais que levem a carteira de vacinação da criança para que os profissionais possam avaliar e atualizar as coberturas, caso necessário.
De acordo com levantamento da Vigilância, o público-alvo da campanha da pólio é formado por 21.633 crianças, enquanto o de sarampo fechado em 18.949. A meta é atingir 95% desses totais.
Hepatite A
Outra novidade é a inclusão da vacina contra hepatite A, que a partir de agora passa a ser oferecida no serviço público de saúde em todo o Estado. A vacina já está disponível na rede pública desde setembro, mas a ideia é intensificar a cobertura durante essa campanha.
A hepatite A é uma doença infecciosa que atinge o fígado. A principal forma de contágio é a fecal-oral, por contato com pessoas infectadas ou por meio de água e alimentos contaminados.
Niza Souza
Acompanhe a reportagem da TVE Jundiaí
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
-
01/12/2024
Emoção e conscientização marcam evento do Dia Mundial de Luta contra a AIDS
-
30/11/2024
Jundiaí realiza Dia D de mobilização contra a dengue