Prefeito entrega 28ª área de lazer e esportes

Publicada em 07/12/2014 às 15:20

Os moradores do Jardim Copacabana foram presenteados com a nova área de lazer, entregue neste domingo (7) pelo prefeito Pedro Bigardi e pela primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi. O Bosque José Antônio Ferraz é a 28ª área pública no município recuperada e totalmente revitalizada pela Secretaria de Serviços Públicos, desde 2013.

CONFIRA AS FOTOS DA NOVA ÁREA DE LAZER DO JARDIM COPACABANA

LEIA TAMBÉM
Prefeito e primeira-dama participam do ‘Prefeitura em Ação’
Prefeito entrega praças revitalizadas no Eloy Chaves
DAE anuncia 10,5 km de interceptor de esgoto
Obras do bosque no Jardim Copacabana estão em fase final

Espaço para o convívio e lazer da população

Espaço para o convívio e lazer da população

As obras do bosque, localizado na rua José Tonelli, seguem a determinação do prefeito Pedro Bigardi de proporcionar alternativas de lazer à população e garantir mais segurança aos bairros. “Na nossa administração temos dois grandes objetivos: fazer obras em todos os cantos da cidade e buscar humanização nas nossas ações, pois queremos uma cidade mais humana”, afirmou o prefeito.

O espaço de 8,4 mil metros quadrados, antes abandonado e degradado, recebeu paisagismo, gramado, playground, academia ao ar livre, deck panorâmico, iluminação, banheiros e pista de caminhada com 870 metros. A área foi toda cercada e conta com portaria 24 horas. O Bosque do Jardim Copacabana é um dos locais contemplados com o programa “Parque Seguro” e funcionará das 6h às 20h.

O secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, disse que a intenção da secretaria foi resgatar e recuperar a área que estava abandonada e transformá-la em um espaço de lazer para que os cidadãos utilizem e tomem conta do local. “Esperamos que os moradores assumam o compromisso de manter esses espaços conservados. Isso inibe, inclusive, a presença de pessoas mal intencionadas”, afirma.

O presidente da Sociedade de Moradores da Região Sul, Henrique Pardini, afirmou que esse bosque revitalizado era uma reivindicação antiga dos moradores. “Nasci e morei aqui toda minha vida e nunca pude usar como área de lazer. Lutamos por essa obra desde 2001”.

Homenagem
O bosque recebeu o nome de José Antônio Ferraz, agricultor e um dos primeiros moradores da região. José Antônio casou com Faustina Rodrigues Penteado e teve sete filhos, dentre eles, João Ferraz, 75 anos, diácono. “É um momento muito importante para a história da vida do meu pai e deste bairro. Ele merece essa homenagem, pois lutou para conseguir sustentar os sete filhos e impediu que a exploração imobiliária avançasse sobre a Serra do Japi”.

Para o vice-prefeito e secretário de Educação, Durval Orlato, a gestão do prefeito Pedro Bigardi tem a missão de levar lazer e bem-estar para vários bairros e consequentemente estar mais próximos da população. “Com a entrega deste bosque, se cumpre mais uma missão”, destacou.

Já para o presidente da Câmara, o vereador Gerson Sartori, as áreas revitalizadas estão contribuindo, inclusive, para a diminuição de violência. “Locais que antes estavam abandonados e atraentes para pessoas com más intenções hoje são ocupados por crianças, jovens e adultos. As pessoas têm que tomar conta porque tudo isso é delas”.

Outro atrativo para os visitantes é conhecer um pouco mais sobre a flora local. Todas as árvores foram catalogadas e receberam placas com o nome popular e científico, assim como a origem. São mais de 40 espécies nativas.

Prefeito, primeira-dama e secretários durante a solenidade

Prefeito, primeira-dama e secretários durante a solenidade

Aprovação
A nova área de lazer foi aprovada pelos moradores. A dona de casa Nair de Oliveira Souza, 62, mora há 36 anos no bairro e esperava por isso. “Passei por uma cirurgia recentemente e fui aproveitar o espaço para praticar exercício e caminhada”.

Assim também fará Adilson Ferreira Silva, 60. O aposentado se animou ao fazer a atividade física em um lugar seguro e cercado. “Antes andávamos na rua, agora temos uma área de lazer com academia e até parque para as crianças”.

A abertura contou ainda com a apresentação da dupla Mario e Miguel e os moradores e crianças puderam fazer passeio de trenzinho pelo bairro.

Participaram da solenidade os secretários Alan Picolo (Obras), Cristiano Lopes (Esportes e Lazer), Daniela da Camara Sutti (Planejamento e Meio Ambiente), José Carlos Pires (Casa Civil), Denis Crupe (Administração), Vanderlei Victorino (assessor especial do Gabinete do Prefeito para Assuntos das Coordenadorias) e Marcelo Lo Mônaco (diretor-presidente da Escola de Governo e Gestão). Assim como os vereadores Gustavo Martinelli e José Dias.

Kadija Rodrigues
Fotos: Alessandro Rosman

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/12/07/prefeito-entrega-a-populacao-28a-area-destinada-ao-lazer-e-esportes/