Primeira turma do ‘Brasil Alfabetizado’ forma cerca de 500
Publicada em 09/12/2014 às 13:38Cerca de 500 jovens e adultos que participaram da primeira turma do Programa Brasil Alfabetizado, iniciativa do Ministério da Educação que visa superar o analfabetismo, recebem na noite desta terça-feira (9) o diploma de conclusão do curso. A cerimônia começa às 19h30, no auditório da Unip, localizado na avenida Armando Giassetti, 577, Vila Hortolândia.
O programa foi desenvolvido pelo Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos Prof. Dr. André Franco Montoro (CMEJA) – órgão da Secretaria Municipal de Educação – em 25 locais diferentes espalhados pela cidade. Ao implantá-lo, a administração Pedro Bigardi objetivou ofertar uma oportunidade, próximo de casa, para quem não conseguiu aprender a ler e a escrever ou não concluiu o Ensino Fundamental.
LEIA TAMBÉM
Escala rotativa tem prova marcada para o dia 14
Prefeito participa de reunião da Rede Morada das Vinhas
Os alunos tiveram aulas presenciais, com duração de 2h30, de segunda a quinta-feira. Além dos professores alfabetizadores e dos coordenadores de turmas, eles contaram, nos polos, com professores de Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, em Jundiaí há cerca de 10 mil analfabetos maiores de 15 anos. O grupo é formado na maioria por mulheres, negros e pardos. Atualmente, a Secretaria de Educação também oferece, gratuitamente, no CMEJA e em 15 núcleos descentralizados, Ensinos Fundamental e Médio.
Roberta de Sá
Foto: Paulo Grégio
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue