Peama faz 18 anos e ganha diretoria na Secretaria de Esportes

Publicada em 11/12/2014 às 15:51

A comemoração dos 18 anos do Peama (Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas) tem movimentado a rotina de alunos, professores e familiares dos atendidos. Mas nada comparado à alegria compartilhada com o prefeito Pedro Bigardi, a primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi e o secretário de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes, na manhã desta quinta-feira (11). Em solenidade realizada no prédio da Escola Superior de Educação Física (Esef), o prefeito promulgou a lei nº 8.342/14, que cria, na estrutura da Secretaria de Esportes e Lazer, uma diretoria específica para tratar dos assuntos do Peama.

Bigardi destacou que a diretoria vai permitir oferecer uma estrutura maior para aprimorar e ampliar o trabalho já desenvolvido. “Mas a história do Peama quem faz são vocês”, falou, referindo-se à equipe formada pelos alunos, professores, familiares e voluntários – que não são poucos.

LEIA TAMBÉM
Prefeito premia destaques do esporte jundiaiense
Campanha Estacione ganha apoio da população

Centro terá demonstração de paintball no sábado (13)

Prefeito destaca importância do Peama

Os agradecimentos, segundo o prefeito, devem ser estendidos aos vereadores, que também entenderam a importância de um trabalho que hoje é reconhecido em todo o País. “E com essa diretoria, vamos dar um grande salto nas políticas voltadas à inclusão e à acessibilidade.”

Emoção
A ideia de reunir todas as pessoas envolvidas com o trabalho do Peama para a assinatura da lei foi da primeira-dama. Uma das mais entusiasmadas defensoras da ampliação na estrutura do programa, Margarete emocionou-se ao dirigir a palavra na solenidade. “Temos que agradecer, primeiramente, aos nossos pais, que nos tornaram as pessoas que somos hoje, com capacidade de se sensibilizar com um trabalho tão bonito como esse”, disse.

O coordenador da Pessoa com Deficiência, Reinaldo Fernandes, revelou que estava vivenciando um momento de grande alegria, pois é ex-aluno do Peama. “É emocionante fazer parte desse processo como também de uma era de muitos avanços”, disse. A intenção, como explicou, é manter a aproximação tanto com Esportes quanto com as demais secretarias da Prefeitura, para que todos possam contribuir com o que for necessário.

O compromisso foi assumido também pelo diretor da ESEF. Pedro Lemos informou que a escola já trabalha em parceria com o Peama, mas a intenção é fazer ainda mais pela acessibilidade no âmbito da instituição.

O secretário de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes, fez um rápido balanço das ações realizadas nos mais de 20 centros esportivos da cidade, onde a prática de atividades físicas alcança as pessoas com deficiência. “O próprio Bolão foi todo reformado e restaurado e conta com os equipamentos para as atividades adaptadas na academia ao ar livre”, comentou.

Assinatura da promulgação feita na presença de todos

Hoje são 360 alunos e mais de 1,1 mil famílias atendidas pelo programa durante os 18 anos. Para a professora Romilda Roncoleta, esse reconhecimento, com a lei criando a diretoria, só aumenta a responsabilidade de todos. “É um compromisso que a gente tem que corresponder, mas chegamos todos com muita vontade”, disse.

O evento contou também com o diretor da ESEF, Pedro Lemos; e os professores César Munir, Denise Silva Nunes e Romilda Roncoleta, que dividem a coordenação das atividades do Peama.

Assessoria de Imprensa
Foto: Cleber de Almeida

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/12/11/peama-faz-18-anos-e-ganha-diretoria-na-secretaria-de-esportes-e-lazer/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original