Exército contribui para discussão do Plano de Segurança e Cidadania

Publicada em 12/12/2014 às 09:55

Responsável pela segurança nacional, o Exército brasileiro também foi convocado para contribuir com a Prefeitura de Jundiaí na elaboração do Plano Municipal de Segurança Pública e Cidadania. Cópias da versão inicial do plano foram entregues ao Comando do Exército, em Brasília (DF), e ao 12º GAC (Grupamento de Artilharia de Campanha), em Jundiaí, pelo secretário da Casa Civil, José Carlos Pires.

Na quarta-feira (10), o coronel de artilharia Luciano Batista de Lima, responsável pelo gabinete do comandante do Exército, em Brasília (DF), recebeu o secretário da Casa Civil e o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Thiers Marques.

LEIA TAMBÉM
Conselho Municipal de Segurança é criado em Jundiaí
Secretária Nacional recebe o Plano de Segurança Pública de Jundiaí

Coronel Lima atuou em Jundiaí na década de 1990

Coronel Lima atuou em Jundiaí na década de 1990

O oficial conhece a cidade desde 1990, quando atuou no 12º GAC. Para ele, a integração das forças policiais – praticada pelo governo Pedro Bigardi desde 2013 – é muito importante para o trabalho de segurança. “Apoio essa iniciativa e faço questão de contribuir com algumas sugestões”, destacou.

Antes de assumir o trabalho na capital federal, o coronel Lima comandou o 21º GAC – Grupo Monte Bastione, em Niterói (RJ). Na cidade carioca, participou de várias ações conjuntas com a polícias Militar e Civil. “O poder público é peça fundamental neste trabalho, assim também como a comunidade”, destacou.

Integração
Nesta quinta-feira (11), o chefe da Casa Civil entregou a versão inicial do Plano Municipal de Segurança Pública e Cidadania para o comandante do 12º GAC, Luciano Sibinel. Acompanharam o encontro o tenente do Exército, Aurélio Picciano, o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, e o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Thiers Marques.

José Carlos Pires explicou a Sibinel os tópicos do plano e lembrou ao comandante que o 12º GAC tem uma cadeira garantida no recém-criado Conselho Municipal de Segurança Pública e Cidadania. “A integração das forças de segurança tem sido um fator positivo do município no combate à criminalidade. Contar com a experiência que o grupamento de Jundiaí tem será muito importante neste processo”, lembrou o secretário.

O comandante do 12º GAC lembrou que a unidade militar já colabora com ações de cidadania no município, como o trabalho de conscientização sobre a Dengue (Operação ‘Dengue, Aqui Não!’, da Secretaria de Saúde) e apoio à Defesa Civil. “Podemos ajudar em tudo o que se refere às instruções, treinamento de tiro e inteligência”, comentou. “As parcerias são importantes porque sempre agregam conhecimento”.

No 12º GAC, comandante Sibinel recebe plano

No 12º GAC, comandante Sibinel recebe plano

Emerson Leite
Fotos: Fotógrafos PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/12/12/exercito-contribui-para-discussao-do-plano-de-seguranca-e-cidadania/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original