Em nova fase, Escola de Governo e Gestão inaugura sede, na vila Arens

Publicada em 19/12/2014 às 14:06

Com um número de alunos cinco vezes maior que há dois anos, a Escola de Governo e Gestão do Município de Jundiaí (EGGMJ) inaugurou nesta sexta-feira (19) as novas instalações, na rua Princesa Isabel, nº 279, Vila Arens.

O prefeito Pedro Bigardi, a primeira dama, Margarete Bigardi, e o presidente da Câmara Municipal, Gerson Sartori, foram convidados pelo diretor-presidente da EGGMJ, Marcelo Lo Mônaco, para compor a mesa durante a solenidade que marcou a entrega oficial das novas instalações.

“Este prédio é uma vitória e tudo o que acontece aqui se assemelha aos cursos ministrados no Fundo Social, capacitando as pessoas não para preencher o tempo, mas focando na geração de renda”, comparou o prefeito.

LEIA TAMBÉM
Escola de Governo inicia curso sobre técnicas de secretariado
Prefeito participa de seminário sobre lei de parceria com entidades

Nova sede da Escola de Governo é inaugurada

Nova sede da Escola de Governo é inaugurada

O prefeito também destacou a utilização do prédio para as atividades dos conselhos, que antes se reuniam em outros locais sem nenhuma estrutura. “Este imóvel é uma vitória também para os conselheiros, que poderão viabilizar muitos projetos e também se aprimorar por meio de cursos na própria Escola de Governo”, completou.

Marcelo Lo Mônaco fez um rápido balanço do funcionamento da EGGMJ durante os últimos anos e apresentou números significativos. Em 2012, 1.100 servidores foram capacitados; em 2013, já com a nova administração municipal, o número saltou para 3.306. Na quinta-feira (18), quando foi encerrado o último curso de graduação, a Escola de Governo atingiu a marca de 6.765 alunos. “Não são números do acumulado, mas equivalente a cada ano”, destacou.

O diretor também citou a orientação que havia recebido do prefeito Pedro Bigardi antes mesmo de tomar posse, em 2013: reorganizar a Escola de Governo e criar oportunidades para que todos os servidores pudessem, de alguma maneira, se requalificar e contribuir com a prestação de um serviço de excelência na cidade. “Quando qualificamos os servidores, quem ganha é a cidade, que pode contar com uma administração mais eficiente”, disse.

Mas não é só a eficiência administrativa que conta. Os cursos realizados na EGGMJ permitem que o servidor conte os pontos necessários para o avanço na carreira, resultando em progressão e, consequentemente, melhores salários.

Servidor mais valorizado
O presidente da Câmara, Gerson Sartori, disse que nunca tinha visto um governo valorizar tanto o servidor. “E essa valorização não se materializa apenas com os salários, que fazem parte de um processo contínuo de recomposição. Vejo também a valorização de carreiras”, comentou.

Prefeito: "Importância da valorização do servidor"

Prefeito: “Importância da valorização do servidor”

Novo prédio
As instalações da Escola de Governo ocupam três andares do imóvel da rua Princesa Isabel. Há um auditório, no primeiro piso, para 250 pessoas, com projetores e telas, além de equipamentos de áudio e vídeo para auxiliar nos eventos. É nesse andar também que estão o Espaço dos Conselhos e uma área de recepção com balcão para fornecimento de coffees.

Já no segundo andar estão três salas de aula, um laboratório de informática com 19 notebooks, uma sala de aula para 80 pessoas, para cursos de capacitação de servidores municipais. Uma outra sala, com capacidade para 40 pessoas, também é usada para a mesma finalidade.

Todas as salas de aula possuem adequações de acessibilidade e contam com um notebook, um projetor e telas e acesso à internet. Hoje, os cursos representam 93 temas diferentes nas capacitações contra 43 no ano passado.

O terceiro andar está reservado à presidência da Escola de Governo, além dos gabinetes das diretorias Pedagógica e Financeira, além de outros diretores e funcionários.

Marcelo Lo Mônaco destacou ainda que, antes, quando a sede funcionava em um imóvel com características residenciais, grande parte das atividades era realizada em espaços alternativos fora da escola, tornando dificultosos e onerosos os cursos. O atual prédio conta com estacionamento próprio para 14 carros. Há ainda um convênio com a Central Estacionamento, que oferece desconto aos servidores municipais.

Prestigiaram a inauguração da EGGMJ diversos secretários e diretores da Prefeitura, como de Gestão de Pessoas, Mary Fornari Marinho, da Semads, Rita Marchiore, de Negócios Jurídicos, Edson Rocha, de Cultura, Tércio Marinho, além do Assessor Especial de Segurança Pública, José Carlos Pires, do Comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, além do vereador Marcelo Gastaldo, recém-eleito presidente da Câmara Municipal para o biênio 2015-2016.

Alcir de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/12/19/em-nova-fase-escola-de-governo-inaugura-sede/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original