Defesa Civil intensifica trabalho no período de final de ano

Publicada em 30/12/2014 às 15:19

A Defesa Civil segue com os atendimentos durante os feriados de fim de ano, tendo realizado inúmeras atividades preventivas e de ações imediatas nessa época de chuvas fortes, como a da noite da última segunda-feira (29), que gerou 60 solicitações de atendimento na base.

LEIA TAMBÉM
Trabalho integrado agiliza limpeza após temporal

Atendimento num condomínio no Jardim Bonfliglioli

Atendimento num condomínio no Jardim Bonfliglioli

Jundiaí tem capacidade pluvial de até 80mm em três dias de chuva e, na noite de segunda, em uma hora e meia, choveu 58mm. Toda essa umidade fez com que o muro de um condomínio, na Rua Congo, no Jardim Bonfiglioli, desabasse. Não houve vítimas. Os moradores logo que perceberam o que havia ocorrido acionaram a Defesa Civil.

“Entramos em contato com os responsáveis pela obra e solicitamos a remoção de todo entulho da área, que já está devidamente isolada, e a construção de um muro de arrimo para que não haja mais esse tipo de problema”, disse Fernando Mazzei Salvia, assessor da Defesa Civil de Jundiaí. A limpeza do local será feita até o fim da tarde desta terça-feira (30).

A garagem do condomínio foi outro ponto que sofreu com as chuvas e funcionários da empresa responsável pela obra já estiveram no local realizando a limpeza solicitada.

No bairro Jardim Tulipas, o Rio Jundiaí transbordou, também por conta da chuva, porém não invadiu nenhuma casa. “Choveu muito, mas as canaletas ajudaram. Em pouco tempo a água já escoou, ficamos com receio que entrasse em casa, foi então que chamamos o 199”, esclarece Odival Pereira, que mora há 16 anos no bairro.

A Defesa Civil voltou ao local nesta terça-feira (30), com Rodrigo Batalha, diretor de recursos hídricos da Secretaria de Serviços Públicos, que, como medida imediata, cuidará da limpeza da área. “Vamos providenciar a limpeza do rio, remoção do excesso de sedimentos que diminuem o espaço de contenção da água, os resíduos sólidos que estiverem no rio e em suas margens, além de trabalhar com a conscientização da população”, diz Batalha. Todo esse trabalho está incluso no Programa de Manutenção e Conservação de Corpos D’água.

Outras ações da Defesa Civil para auxiliar a população em épocas de chuvas são justamente as campanhas de orientação e conscientização, informando sobre boas práticas para evitar enchentes, como manter bueiros desobstruídos e evitar deixar o lixo se espalhar pelas calçadas. Tudo isso faz parte também de um panfleto que está sendo elaborado pela Secretaria de Comunicação para ser distribuído durante o período da operação, nomeada Operação Verão.

“Tudo é feito em parceria. Vamos no local solicitado, verificamos o que deve ser feito e encaminhamos ao órgão responsável”, destaca Mônica Pacheco, assessora da Defesa Civil.

No Jardim Tulipas medidas são tomadas para melhorias no trecho do rio

No Jardim Tulipas medidas são tomadas para melhorias no trecho do rio

A Operação
De 1º de dezembro deste ano a 31 de março de 2015, a Defesa Civil de Jundiaí vai atuar na Operação Verão, período com propensão a fortes chuvas e temporais, aumentando os riscos de enchentes. Para enfrentar possíveis problemas decorrentes da instabilidade climática, a equipe da Defesa Civil tem procurado se aprimorar em ações de socorro e salvamento, com a realização de oficinas preparatórias e simulados de operações especiais, como ocorrida no último dia 18 em uma represa pertencente ao parque de diversões Hopi Hari, na divisa de Jundiaí com Itupeva.

Embora muito bem preparada para agir nas mais diversas situações de risco, a Defesa Civil de Jundiaí tem tido pouco trabalho no que diz respeito a enchentes. Isso por causa dos investimentos feitos pela administração municipal para desativar as principais áreas de risco.

Um dos exemplos é o Jardim Sorocabana, onde a Secretaria de Serviços Públicos realizou um trabalho importante de escoamento das águas pluviais, além das obras de retificação do leito do Rio Jundiaí, criando situação de conforto e tranquilidade aos moradores.

Além disso, a Defesa Civil instalou dois medidores de nível de água no Rio Jundiaí, em frente ao Maxi Shopping e na região da Vila Lacerda.

A equipe da Defesa Civil também tem visitado constantemente as áreas de riscos já mapeadas, realizando ações preventivas com a população e o monitoramento destes locais. Essas principais áreas são: Jardim Sorocabana, Roseira, Caxambu, Tamoio e Jardim São Camilo.

Serviço
A Defesa Civil tem atendimento 24h pelo 199

Assessoria de Imprensa
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/12/30/defesa-civil-intensifica-trabalho-no-periodo-de-final-de-ano/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original