Saúde promove 1º Encontro de Agentes Comunitários de Jundiaí
Publicada em 02/12/2014 às 18:06Com o objetivo de valorizar o trabalho e motivar os profissionais, a Secretaria de Saúde promove de 8 a 10 de dezembro, no Centro de Capacitação Argos, o 1º Encontro de Agentes Comunitários de Saúde de Jundiaí. Durante os três dias, serão realizadas palestras, apresentação de trabalhos realizados pelos agentes nos bairros e oficinas sobre diversos temas. O trabalho é da Coordenação de Estratégia da Saúde da Família (ESF).
A abertura será na próxima segunda-feira (8), às 8h30, no auditório Elis Regina, com a presença de autoridades. As palestras começam às 10h, com Lígia Bestetti, articuladora de Atenção Básica do Departamento Regional de Saúde (DRS) Campinas, da Secretaria Estadual de Saúde. Ela vai falar sobre os princípios e diretrizes da atenção básica.
Na sequência, serão apresentados alguns trabalhos realizados na rede. “O evento será uma oportunidade para os agentes comunitários mostrarem o trabalho que realizam nas unidades nos bairros, visando a prevenção, promoção e orientação de saúde da população”, destaca Elaine Pilon, da Coordenação ESF/EACS.
Os dias 9 (terça) e 10 (quarta) serão destinados às oficinas sobre diversos temas: pintura na pele, cobre fruteira, construindo brinquedos, oficina do sabor, ioga, dança, biomassa, fuxico, aromaterapia e origami.
Elaine explica que o agente comunitário de saúde representa um novo elemento no cenário da atenção básica no Brasil e é considerado “personagem-chave” na organização da assistência. “O profissional é o elemento da equipe que mantém maior contato com a população, que entra nas casas todos os meses recebe diretamente as queixas da comunidade e se compromete com os problemas.”
Niza Souza
Foto: Arquivo
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial