Seminário discute gosto do jundiaiense por ‘consumir’ cultura
Publicada em 09/12/2014 às 18:36A pesquisa “Cultura em SP: Hábitos Culturais dos Paulistas” revela que quase um terço dos jundiaienses (31%) realiza atividades culturais durante as horas vagas, índice acima da média estadual de 25%. O estudo também aponta que 21% dos moradores da cidade entrevistados assistiram a espetáculos de dança no último ano, número acima do Estado, que apresenta 19%.
Estes e outros dados referentes aos hábitos culturais dos jundiaienses foram apresentados nesta segunda-feira (8), no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos, em Jundiaí, no seminário organizado pela Secretaria de Cultura, em parceria com a Consultoria JLeiva Cultura & Esporte, responsável pela pesquisa, e CCR AutoBAn, que patrocinou a iniciativa.
CONFIRA OS DADOS COMPLETOS DE JUNDIAÍ
Pão e Poesia 2014 recoloca a arte contra a fome
Aniversário de Jundiaí tem atrações especiais
Carreta da Ponte Torta estará na Unip neste sábado (13)
O seminário foi conduzido por João Leiva, diretor da JLeiva e coordenador do levantamento, que percorreu 21 cidades do Estado São Paulo com mais de cem mil habitantes e com infraestrutura cultural, e entrevistou cerca de 8 mil pessoas maiores de 12 anos em busca de informações sobre hábitos de cultura dos moradores do Estado de São Paulo. Cada um dos entrevistados respondeu a mais de 80 perguntas. A pesquisa foi levada a campo pelo Instituto Datafolha, entre abril e maio de 2014, e traz dados inéditos sobre o comportamento, interesses e conhecimento cultural dos paulistas.
“A pesquisa revelou que a atividade cultural aparece com força em Jundiaí. Segundo o estudo, 31% dos entrevistados preferem praticar atividades culturais no tempo livre, enquanto a média estadual é de 25%”, disse Leiva.
O secretário Tércio Marinho destacou a importância da pesquisa para o planejamento das ações promovidas por gestores e produtores culturais. “Os dados apontados no estudo contribuem no direcionamento dos recursos aplicados em cultura.”
O secretário observa que os resultados da pesquisa já refletem a política cultural adotada na cidade no Governo Pedro Bigardi, pautada na democratização e universalização do acesso à cultura. Programas como o “Projeto Férias” e “Semana da Criança no teatro” levaram este ano mais de 7 mil pessoas ao Teatro Polytheama, que no levantamento aparece na liderança dos locais mais frequentados (11%), seguido pelo Parque da Cidade (10%).
A retomada do formato original da Festa da Uva na atual administração contribuiu para que o evento ocupasse a liderança das festas populares mais importantes da cidade (30%), seguido pela Festa Italiana (11%).
Além dos destaques obtidos pela Festa da Uva e pelo Teatro Polytheama no atual cenário da cidade, a Prefeitura de Jundiaí foi apontada por 63% dos entrevistados da pesquisa na categoria de “quem mais investe em cultura na cidade”.
Ainda em Jundiaí, a pesquisa revela que 38% dos entrevistados visitou uma biblioteca no último ano. Já em relação à tecnologia, 44% das pessoas que responderam à entrevista afirmaram que acessam diariamente a internet.
Viviane Rodrigues
Fotos: Fotógrafos PJ
-
04/11/2024
8º FESTEJU chega ao fim com premiações na Sala Glória Rocha
-
04/11/2024
Cultura promove encontro para tirar dúvidas sobre a Lei Aldir Blanc
-
03/11/2024
Orquestra apresenta no sábado (09) o sétimo concerto da temporada 2024 no Polytheama
-
01/11/2024
Turnê com os corpos municipais de Teatro e Dança encanta as crianças e famílias