Solar inicia dois cursos gratuitos sobre história do cinema

Publicada em 06/01/2015 às 18:41

O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí está com inscrições abertas para os cursos de História do Cinema Brasileiro, com início no dia 21, e História do Cinema “Representação e Arte” (módulo 2), no dia 22. Serão 12 encontros para cada modalidade, sempre exibindo filmes referentes ao tema da aula.

MAIS CULTURA
Cultura abre inscrições para temporada 2015 da Cia. de Dança
Programa Estímulo: projetos podem ser enviados até 5 de fevereiro

O filme "O Corintiano", de Mazzaropi, será exibido no curso de História do Cinema Brasileiro

O filme “O Corintiano”, de Mazzaropi, será exibido no curso de História do Cinema Brasileiro

O diretor do Museu Histórico e Cultural, Jean Camoleze, informa que os cursos são voltados para “amantes do cinema” e que a idade mínima para cursá-los é 14 anos. Ele destaca a importância de abordar o cinema nacional. “A temática História do Cinema Brasileiro é de extrema importância, pois nos permite analisar a conjuntura histórica nacional e fazer uma reflexão sobre nossa história e a sociedade brasileira.”

Novidade, o curso vai abordar as influências e retrospectiva do cinema nacional, com apresentação de 12 filmes, entre eles ‘O Corintiano’, de Mazzaropi; ‘Deus e o Diabo na Terra do Sol’, de Glauber Rocha; ‘O Cangaceiro’, de Lima Barreto; ‘Vidas Secas’, de Nelson Pereira dos Santos, entre outros.

Marcos Valérios, que ministra os cursos, explica que a intenção é criar um “expectador para cinema”, para que futuramente possa surgir em Jundiaí um núcleo cinematográfico.

No módulo 2 do Curso de História do Cinema “Representação e Arte” serão exibidos longas como o ‘O Grande Ditador’, de Charles Chaplin; ‘A Doce Vida’, de Frederico Fellini; ‘Os Pássaros’, de Alfred Hitchcock; ‘Touro Indomável’, de Martin Scorsese; entre outros.

O curso História do Cinema Brasileiro será ministrado todas quartas-feiras, às 19h. Já o de História do Cinema “representação e arte” (módulo 2), às quintas-feiras, às 14h, no Museu Solar do Barão. As inscrições podem ser feitas no “Solar do Barão” – Rua Barão de Jundiaí, 762 / Centro ou pelo telefone (11) 4521-6259 – até preenchimento de todas vagas disponíveis.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/01/06/solar-inicia-dois-cursos-gratuitos-sobre-historia-do-cinema/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original