Prefeitura quer ampliar saúde da família com ‘Mais Médicos’

Publicada em 12/01/2015 às 18:29

Os programas de estratégia e saúde da família do Parque Centenário e do Jardim São Camilo receberam nesta segunda-feira (12) a visita da representante do Ministério da Saúde, Carolina Vitti Domingues. As duas unidades estão entre as que receberam profissionais do Programa Mais Médicos, do governo federal, em Jundiaí. Ao todo, a cidade conta com cinco médicos do programa, sendo quatro cubanos e um brasileiro.

Carolina, que faz parte da Referência do Programa Mais Médicos em São Paulo, explicou que a visita de monitoramento tem como objetivo conhecer a estrutura da rede de saúde em que estão inseridos os médicos do programa, além de fazer um registro sobre o trabalho e um retorno dos profissionais. “Também estamos preparando para projetos de ampliação da Estratégia de Saúde da Família com apoio do Mais Médicos”, destacou.

MAIS SAÚDE
Dengue: ações envolveram mais de 20 mil pessoas em 2014

ubs_sao_camilo_D5g

A visita foi acompanhada pela nova equipe de gestão da Secretaria de Saúde, entre eles a assessora especial Luciana Surjus, os diretores Rosa Monetti (Vigilância em Saúde), Edivaldo Alves Trindade (Administrativo Financeiro) e Lígia Machado Pereira dos Santos (Planejamento e Gestão de Projetos), além da coordenadora do programa Estratégia de Saúde da Família, Paula Hebling.

“Os médicos do programa Mais Médicos são muito bem avaliados pela população. Eles são fundamentais para o fortalecimento e ampliação da Estratégia e Saúde da Família na cidade”, disse Paula. Os profissionais atuam na cidade há quase um ano. “A gente percebe que houve um aumento na demanda, nos grupos.”

No São Camilo, o médico generalista cubano Edelangelo Carrazana afirma não enfrentar dificuldades de adaptação. “Tem a questão da língua, mas não chega a ser um problema. Me adaptei muito bem. Temos muita coisa em comum”, disse.

Segundo Luciana, a intenção da Secretaria de Saúde é ampliar a Estratégia de Saúde da Família em Jundiaí. “Para isso, vamos buscar mais profissionais do Mais Médicos”, afirmou. “Estamos avaliando a inserção do programa na cidade para estabelecer estratégias de apoio do governo federal.”

A nova equipe de gestão da Saúde aproveitou a visita para dar início à série de visitas às unidades básicas. “Estamos identificando as principais questões da atenção básica para subsidiar o planejamento das ações da Secretaria”, completou Luciana.

Niza Souza
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/01/12/prefeitura-quer-ampliar-saude-da-familia-com-mais-medicos/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original