Quando a leitura é uma opção de diversão nas férias
Publicada em 13/01/2015 às 17:03Tudo começou com um post no Facebook. A professora Rosângela Maria Bertolo Oliveira, a Lola Bertolo, resolveu usar a mídia social para receber dicas de leitura dos amigos para o período de férias. A publicação rendeu. “Sinto muita falta de ler por prazer. Geralmente, minhas leituras são direcionadas, voltadas a assuntos pedagógicos ou didáticos”, conta Lola, docente há 12 anos na cidade. “Como estou por fora das novidades, resolvi usar o Face.”
O resultado dos comentários foi unânime. O escritor Harlan Coben foi o vencedor da enquete, e já despertou o interesse de Lola. “Vou procurar um livro dele chamado ‘Não Conte a Ninguém’, tive algumas indicações.”
LEIA TAMBÉM
Inscrição para creche começa nesta quinta-feira (15)
Instituto Federal abre inscrições para cursos
“Vou tentar ler um livro por mês”, promete. Admiradora das escritoras Marta Medeiros e Lya Luft, a moradora do Jardim Shangai é sócia da Biblioteca Municipal Nelson Foot e pretende voltar a visitar o espaço em 2015.
“Por conta da correria do trabalho, muita coisa que a gente gosta acaba ficando de lado. Mas é possível conciliar”, garante Lola, que volta às salas de aula na próxima segunda-feira (19).
Letras e números
A Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot funciona em um amplo espaço batizado de João Guimarães Rosa, dentro do Complexo Argos. Hoje, soma 42 mil associados. A movimentação chega a 5,5 mil pessoas todos os meses. Estima-se ainda que, em 2014, 70 mil pessoas tenham transitado pelos 2,6 mil m² da Biblioteca. O acervo passou por um processo de inventário recente, motivo pelo qual a casa das letras não funcionou na semana de 5 a 10 de janeiro.
O processo é necessário para a checagem de todo o material. Segundo a bibliotecária Vera Regina Miranda Portugal, há 12 anos na Nelson Foot, os números do inventário contabilizaram aproximadamente 50 mil volumes disponíveis nas estantes. Número que coincide com a pilha de livros emprestada em 2014.
“Temos uma média de 4 mil exemplares emprestados por mês. Em 2014, foram quase 50 mil livros retirados ao longo do ano, prova de que o interesse pela leitura continua. Engana-se quem acha que as pesquisas escolares, por exemplo, são feitas exclusivamente pela internet. Muita gente vem até aqui para pesquisar e estudar”, garante Vera, lembrando que todo espaço tem cobertura de sinal wi fi.
Todo esse acervo pode ser consultado via site da Prefeitura de Jundiaí, assim como a situação do livro (se está disponível), renovação de empréstimo, situação do sócio e sugestões de compra para enriquecer o acervo. Para ficar sócio, basta um documento de identidade e um comprovante de residência com no máximo 90 dias.
Projeto
Selecionada pela Secretaria Estadual de Cultura em 2013, a Nelson Foot conquistou aporte de R$ 50 mil para investimento. “Nosso projeto consiste na criação do Espaço Jovem. Hoje, 11% dos usuários cadastrados têm entre 15 e 17 anos. Queremos atrair esse público. Com a verba, vamos integrar a Gibiteca aos espaços juvenis. Serão adquiridos mais gibis, livros, e-books, DVDs, equipamentos como computadores e novas estantes”, destaca Leila Casote, diretora de fomento à Leitura e Literatura da Secretaria de Educação.
Serviço:
A Biblioteca fica na rua Dr. Cavalcanti, 396, Vila Arens.
Horário: de segunda a sexta, das 8h às 18h / sábados, das 8h às 12h
Telefones: (11) 4527-2110 / 4526-3894
E-mail: biblioteca@jundiai.sp.gov.br
Thiago Secco
Foto: Arquivo
Assista à reportagem da TVE Jundiaí
http://youtu.be/CXanlE72gQw
-
17/01/2025
Prefeito se reúne com representantes da Coca-Cola FEMSA Brasil para fortalecer parcerias e discutir novos projetos
-
17/01/2025
Confira os novos horários de funcionamento dos espaços culturais municipais
-
16/01/2025
Educação de Jovens e Adultos (EJA) está com matrículas abertas para os Ensinos Fundamental e Médio
-
03/01/2025
No primeiro fim de semana de janeiro, equipamentos culturais e parques ficam abertos ao público
Baixe as fotos desta notícia na resolução original