Quando a leitura é uma opção de diversão nas férias

Publicada em 13/01/2015 às 17:03

Tudo começou com um post no Facebook. A professora Rosângela Maria Bertolo Oliveira, a Lola Bertolo, resolveu usar a mídia social para receber dicas de leitura dos amigos para o período de férias. A publicação rendeu. “Sinto muita falta de ler por prazer. Geralmente, minhas leituras são direcionadas, voltadas a assuntos pedagógicos ou didáticos”, conta Lola, docente há 12 anos na cidade. “Como estou por fora das novidades, resolvi usar o Face.”

O resultado dos comentários foi unânime. O escritor Harlan Coben foi o vencedor da enquete, e já despertou o interesse de Lola. “Vou procurar um livro dele chamado ‘Não Conte a Ninguém’, tive algumas indicações.”

LEIA TAMBÉM
Inscrição para creche começa nesta quinta-feira (15)

Instituto Federal abre inscrições para cursos

A professora Lola Bertolo:  meta é cultivar a cultura em 2015

A professora Lola Bertolo: meta é cultivar a cultura em 2015

A educadora já traçou um objetivo para 2015: quer um envolvimento mais próximo e intenso com a cultura, por meio da literatura, cinema e teatro.

“Vou tentar ler um livro por mês”, promete. Admiradora das escritoras Marta Medeiros e Lya Luft, a moradora do Jardim Shangai é sócia da Biblioteca Municipal Nelson Foot e pretende voltar a visitar o espaço em 2015.

“Por conta da correria do trabalho, muita coisa que a gente gosta acaba ficando de lado. Mas é possível conciliar”, garante Lola, que volta às salas de aula na próxima segunda-feira (19).

Letras e números
A Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot funciona em um amplo espaço batizado de João Guimarães Rosa, dentro do Complexo Argos. Hoje, soma 42 mil associados. A movimentação chega a 5,5 mil pessoas todos os meses. Estima-se ainda que, em 2014, 70 mil pessoas tenham transitado pelos 2,6 mil m² da Biblioteca. O acervo passou por um processo de inventário recente, motivo pelo qual a casa das letras não funcionou na semana de 5 a 10 de janeiro.

O processo é necessário para a checagem de todo o material. Segundo a bibliotecária Vera Regina Miranda Portugal, há 12 anos na Nelson Foot, os números do inventário contabilizaram aproximadamente 50 mil volumes disponíveis nas estantes. Número que coincide com a pilha de livros emprestada em 2014.

“Temos uma média de 4 mil exemplares emprestados por mês. Em 2014, foram quase 50 mil livros retirados ao longo do ano, prova de que o interesse pela leitura continua. Engana-se quem acha que as pesquisas escolares, por exemplo, são feitas exclusivamente pela internet. Muita gente vem até aqui para pesquisar e estudar”, garante Vera, lembrando que todo espaço tem cobertura de sinal wi fi.

Todo esse acervo pode ser consultado via site da Prefeitura de Jundiaí, assim como a situação do livro (se está disponível), renovação de empréstimo, situação do sócio e sugestões de compra para enriquecer o acervo. Para ficar sócio, basta um documento de identidade e um comprovante de residência com no máximo 90 dias.

Biblioteca municipal recebe em média 5,5 mil pessoas por mês

Biblioteca municipal recebe em média 5,5 mil pessoas por mês

Projeto
Selecionada pela Secretaria Estadual de Cultura em 2013, a Nelson Foot conquistou aporte de R$ 50 mil para investimento. “Nosso projeto consiste na criação do Espaço Jovem. Hoje, 11% dos usuários cadastrados têm entre 15 e 17 anos. Queremos atrair esse público. Com a verba, vamos integrar a Gibiteca aos espaços juvenis. Serão adquiridos mais gibis, livros, e-books, DVDs, equipamentos como computadores e novas estantes”, destaca Leila Casote, diretora de fomento à Leitura e Literatura da Secretaria de Educação.

Serviço:
A Biblioteca fica na rua Dr. Cavalcanti, 396, Vila Arens.
Horário: de segunda a sexta, das 8h às 18h / sábados, das 8h às 12h
Telefones: (11) 4527-2110 / 4526-3894
E-mail: biblioteca@jundiai.sp.gov.br

Thiago Secco
Foto: Arquivo

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/01/13/quando-a-leitura-e-uma-opcao-de-diversao-nas-ferias/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original