Fotografias destacam tradição da uva em Jundiaí

Publicada em 14/01/2015 às 11:29

Um grupo de agricultores, fotógrafos e agentes de turismo convidados selecionou nesta terça-feira (13) as dez imagens classificadas para a premiação do Concurso de Fotografias da 32ª Festa da Uva de Jundiaí, que será realizada durante o evento. Todas serão expostas ao público do Parque Comendador Antonio Carbonari, formando um painel com 38 fotografias dessa fruta-símbolo do município.

As imagens classificadas são, em ordem alfabética, de Adriano Ferreira, Ana Carolina Santos, Camila Cerezer, Larissa Costa Vaz, Luciene Pereira da Silva, Luliana P. Dos Santos, Marcos Roberto Piccolo, Maurício Ritoni, Orlando Steck Filho e Tiago Oliveira.

CONFIRA AS FOTOS CLASSIFICADAS

LEIA TAMBÉM
Festa da Uva: preparativos entram na reta final
Festa da Uva: Dia do rock já tem data definida na programação

Identificadas apenas por números, fotos eram analisadas pelos convidados

Identificadas apenas por números, fotos eram analisadas pelos convidados

“São imagens que nos lembram de boa parte de nossa história agrícola”, comentou o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi. No evento de premiação, os primeiros lugares receberão máquinas fotográficas, entre outros brindes.

O tema deste ano, “Tradição no Cultivo da Uva Niagara”, já conta inclusive com sugestões para a nova edição em 2016 com uma abordagem mais voltada para as paisagens rurais.

Entre os convidados do julgamento das fotografias estiveram agricultores como Luís Kobayashi, Anderson Tomasetto e Moacir Lourençon, além de Jacob Carbonari (Associação Agrícola), Claudemir Calderon (Sindicato Rural), fotógrafos, como Julio Montheiro, Marco Antonio de Almeida Cunha e Paulo Grégio. Também colaboraram Ana Maria Reis (Senac) e Isabel Heder (Centro de Pesquisa de Frutas) e as equipes das diretorias de Agronegócio, Turismo e Abastecimento da Prefeitura de Jundiaí.

“Tivemos uma boa participação e o nível técnico está bastante elevado”, destacou a diretora de Agronegócio, Mariana Andretta.

Na análise coletiva, primeiro foram selecionadas uma foto de cada participante. Dessas 38 imagens saíram as dez finalistas, mas todas estarão presentes no painel que forma uma das atrações da maior festa de Jundiaí.

Tradição é a essência
Depois 80 anos de história, a Festa da Uva de Jundiaí chega em sua 32ª edição entre os dias 22 de janeiro e 8 de fevereiro de 2015. O evento, que tornou a cidade conhecida nacionalmente como a “terra da uva”, retomou seu formato comunitário há dois anos e é promovida anualmente pela Prefeitura de Jundiaí. A estimativa desta vez é atingir a marca de 150 mil visitantes.

O evento será no Parque Municipal Comendador Antonio Carbonari, construído na década de 1950 para abrigar a festa, que havia surpreendido a cidade com o sucesso das primeiras edições a partir de 1934, quando o surgimento da variedade de uva Niagara Rosada ocorreu a partir de uma mutação dentro dos cultivos da cidade e região.

Em alguns momentos, a festa também “transborda” para as ruas da cidade com desfiles de cavalos, de tratores, de motocicletas e de carros antigos.

Dentro do parque, uma programação com os melhores artistas da cidade em música, teatro, artesanato e dança ocupa diversos locais e horários.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO E AS ATRAÇÕES

As famílias e grupos de amigos encontram espaços gastronômicos cuidados pelas equipes das tradicionais festas comunitárias dos bairros. E as crianças encontram espaços lúdicos, como brinquedos infláveis ou fazendinha.

E os destaques continuam com a estrela da festa, que é a uva. As exposições de frutas, as mostras de fotografias premiadas e a tradicional “pisa da uva” estão presentes. E os sabores criados a partir dessa fruta milenar estarão presentes também com workshops culinários.

Uma das novidades deste ano é uma série de pinturas realizadas com o vinho familiar utilizado como na aquarela pela equipe liderada pelo artista Paulo Borges. E as cantinas das adegas de vinho de produção familiar da cidade estarão presentes na 3ª Expo Vinho.

Os visitantes, moradores da cidade ou turistas de outras regiões, encontrarão também orientadores sobre passeios paralelos pelas suas atrações culturais, ecológicas e rurais.

Com entrada gratuita, a 32ª Festada Uva de Jundiaí é o maior evento da região e um dos mais tradicionais do Brasil.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/01/14/fotografias-destacam-tradicao-da-uva-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original