Com 140 atrações, Festa da Uva garante diversão e cultura

Publicada em 15/01/2015 às 17:24

A diversidade cultural é a marca da programação da 32ª Festa da Uva e 3ª Expo Vinhos. Shows musicais dos mais variados estilos, apresentações de teatro e dança e demais intervenções artísticas fazem parte da programação, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Cultura, que traz 140 atrações distribuídas em 10 dias de festa e seis pontos do Parque da Uva: palcos interno e externo, coreto 1, coreto 2, Espaço Criança e ruas.

Mais uma vez, os artistas da cidade têm espaço garantido no evento, seguindo o novo perfil da festa de resgate das tradições e valorização da cultura local.

VEJA AS FOTOS DA CORTE DA UVA 2015

LEIA TAMBÉM
Festa da Uva: preparativos entram na reta final
Festa da Uva: Dia do rock já tem data definida na programação
Fotografias destacam tradição da uva em Jundiaí e premiam as melhores

A pisa da uva é uma das grandes atrações da festa

A pisa da uva é uma das grandes atrações da festa

Segundo o diretor de Cultura, Eufraudísio Modesto Filho, a programação cultural reflete o crescimento que a festa obteve nos últimos dois anos. “A festa tem o desafio de não perder as origens, de revelação dos valores das pessoas que se envolvem com a produção da uva, e a parte artística busca esta identidade, valorizando a diversidade cultural da cidade”, salienta.

Todas as linguagens culturais – música, dança, teatro e literatura – estão contempladas na programação, elaborada para atender todos os gostos. Na música, as atrações vão do sertanejo raiz aos clássicos do rock. A cultura tradicional representada pelas danças folclóricas, maracatu e capoeira. As crianças terão diversão garantida com apresentação de teatro infantil, oficinas de máscaras, pintura de rostos, e performances com palhaços.

A exemplo da Feira da Amizade, as atrações comunitárias também marcam presença na Festa da Uva, com apresentações de grupos artísticos das comunidades (escolas, entidades e associações), que envolve crianças, jovens e famílias. “São apresentações de qualidade, nas quais identificamos jovens que encontram na Festa da Uva um espaço para se revelarem seus talentos”, assinala Eufra.

Novidades
Entre as novidades deste ano está a “Tratorada da Uva” (passeio de tratores), que vai percorrer as principais avenidas da cidade até o Parque da Uva, seguida por apresentação da Orquestra de Violeiros Terra da Uva, no sábado (24). Mais atrações deste tipo estão confirmadas, como a Cavalgada da Uva e os encontros de Motociclistas e de Carros Antigos.

Outro destaque é a presença da carreta itinerante da Ponte Torta, que estará presente na festa no sábado (31) e domingo (1º de fevereiro) e contará com atividades como gravação de depoimentos sobre a Ponte Torta e oficinas lúdicas de montagem de ponte em arco com materiais alternativos.

A Cavalgada da Uva será no dia 1º de fevereiro

A Cavalgada da Uva será no domingo (1º de fevereiro)

Festa
A 32ª Festa da Uva e 3ª Expo Vinhos será realizada nos dias 22, 23, 24, 25, 30 e 31 de janeiro e 1, 6, 7 e 8 de fevereiro de 2015, no Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva, com entrada gratuita.

O maior evento cultural e histórico da cidade retornou às origens no Governo Pedro Bigardi com a participação efetiva dos agricultores, shows regionais e entrada gratuita. Em 2014, a festa atraiu 127 mil pessoas e, na edição de 2015, a expectativa é alcançar a marca de 150 mil visitantes.

Viviane Rodrigues
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/01/15/com-140-atracoes-festa-da-uva-garante-diversao-e-cultura/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original