Eleita a Corte da Alegria do Carnaval 2015

Publicada em 18/01/2015 às 15:13

Em uma disputa pra lá de acirrada, a Corte da Alegria do Carnaval 2015 foi eleita na noite deste sábado (17), na Sede Central do Grêmio C.P. A promotora de vendas Gabriela Veluma de Souza Pinto, de 23 anos, foi coroada Rainha, e o vendedor Everson Juliano Braz Arantes, de 36, Rei Momo. O posto de Passista de Ouro ficou com João Carlos Valle Bochini, de 29; a apresentadora de TV, Andressa Pavani, de 24, e Joice dos Santos Silva, de 29, foram eleitas 1ª e 2ª Princesa, respectivamente.

Aproximadamente 2 mil pessoas prestigiaram a festa, organizada pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Cultura em parceria com a Liga Jundiaiense das Escolas de Samba (Lijunes) e Liga Independente das Escolas de Samba de Jundiaí (Liesj). A animação das torcidas dos candidatos e das escolas de samba marcaram o evento, comandado pelo som da bateria da Arco-Íris.

Confira todas as fotos do evento

LEIA TAMBÉM
Com 140 atrações, Festa da Uva garante diversão e cultura

A Corte da Alegria encantou o público presente ao Grêmio CP

A Corte da Alegria encantou o público presente ao Grêmio CP

Acompanhado pela primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi e pela filha Patrícia, o prefeito Pedro Bigardi, destacou a importância da Corte da Alegria, das ligas e das escolas de samba na realização do carnaval de Jundiaí. “A cada ano, o Carnaval de Jundiaí está maior e mais bonito, e isso é mérito das escolas, das ligas e da Corte da Alegria, que trabalham para fazer uma das festas mais belas do interior paulista. A prefeitura dá todo o apoio necessário para que isso ocorra.” O prefeito também agradeceu a diretoria do clube Grêmio pela cessão do espaço para festa.

O secretário de Cultura, Tércio Marinho, disse que é uma grande honra promover o evento de escolha da Corte da Alegria, que marca o início do Carnaval na cidade. “Os preparativos já começaram e a intenção é superar as marcas do ano passado em relação ao público (37 mil pessoas) e estrutura, que foram históricas. Estamos trabalhando para oferecer as melhores condições possíveis para atender o público”, adiantou.

O presidente em exercício da Lijunes, Anderson Araújo, destacou o envolvimento das escolas de samba na eleição da corte. “É um momento de confraternização entre as escolas de samba, que indicam seus candidatos e se unem em torno da eleição da corte, que vai representar a cidade nesta festa maravilhosa.”

Para o presidente da Liesj, Antonio Carlos de Souza, a escolha da Corte da Alegria é uma tradição que se mantém viva na cidade. “Este é um momento importante, pois a corte representa todas as escolas de samba, blocos e cordões e, ao receber a chave da cidade no Carnaval, tem a responsabilidade de levar alegria por onde passa.”

Marcaram presença no evento o presidente da Câmara Municipal Marcelo Gastaldo, os vereadores Rafael Purgato e Antônio de Pádua Pacheco, a secretária de Gestão de Pessoas Mary Fornari Marinho e o diretor-presidente da Escola de Governo Marcelo Lo Monaco.

Emoção na coroação
Dos 15 candidatos inscritos, 14 participaram do concurso que elegeu a Corte da Alegria 2015. Eles não facilitaram a tarefa dos sete jurados, todos com experiência na área carnavalesca. Com muito samba no pé, simpatia, elegância e, principalmente, paixão pelo Carnaval, os candidatos deram o melhor de si no palco. O candidato a Passista de Ouro, João Carlos Valle Bochini, ousou ao se apresentar com trajes femininos luxuosos, mas foram nos quesitos samba no pé, simpatia e comunicação que ele conquistou os jurados e levou o troféu. “É um momento histórico no Carnaval de Jundiaí, pois é tradição os candidatos a Passista de Ouro se apresentarem com trajes que remetem ao carioca e, pela primeira vez, um transformista é eleito. O Carnaval é o maior teatro a céu aberto do mundo e oferece esta oportunidade, é importante que a sociedade entenda”, disse.

O prefeito Pedro Bigardi agradeceu o empenho das ligas e escolas de samba no Carnaval de Jundiaí

O prefeito Pedro Bigardi agradeceu o empenho das ligas e escolas de samba no Carnaval de Jundiaí

Eleito Rei Momo pela segunda vez, Everson Juliano Braz Arantes, não conteve a emoção ao receber a coroa e o mastro. “É uma sensação maravilhosa, indescritível. Foi muito trabalhoso chegar até aqui, conseguir fazer a fantasia para se apresentar como Jundiaí merece, mas valeu a pena.”

Gabriela Veluma de Souza Pinto realizou um sonho ao ser coroada Rainha do Carnaval 2015. “Em 2013 ganhei como 1ª Princesa e agora como rainha. É uma emoção muito grande, não tem como explicar. É um sonho de muito tempo concretizado. Para honrar o posto de rainha, quero contagiar a população jundiaiense com muito alegria.”

O título de 1ª Princesa ficou com apresentadora de TV Andressa Pavani, que fará parte da corte pela primeira vez. “Concorri em 2007, mas não ganhei e, desde então, venho me preparando. Estou muito feliz, pois vinha idealizando este momento há muito tempo.”

A analista de sistemas Joice dos Santos Silva foi eleita 2º Princesa pela segunda vez (a primeira foi em 2012). “A emoção é como se fosse a primeira vez. Lutei muito para conseguir chegar à corte. Foram três anos de esforço e dedicação, e não é pelo prêmio em dinheiro e sim pelo prazer de representar a cidade no Carnaval.”

Os vencedores receberam prêmios de R$ 6 mil (Rei Momo, Rainha e Passista de Ouro) e de R$ 5 mil (princesas). A corte eleita tem como atribuições representar a cidade, as escolas de samba e blocos no Carnaval nos desfiles e eventos das agremiações e associações.

Viviane Rodrigues
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/01/18/eleita-a-corte-da-alegria-do-carnaval-2015/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original