Evento mostra segredos da Ponte Torta no Novo Horizonte

Publicada em 19/01/2015 às 18:44

Com um material descontraído e educativo para crianças de todas as idades, a carreta da Ponte Torta realiza no sábado (24), das 10h às 13h, no Jardim Novo Horizonte, uma “oficina lúdica” para levar o movimento pela conservação deste monumento do século 19 até o extremo oeste da cidade. A atividade ocorre no dia seguinte à palestra técnica do projeto, às 14h da sexta-feira (23), na Biblioteca Municipal Nelson Foot.

O trabalho conta com o apoio de tendas para que as atividades possam ser realizadas em pleno verão. As crianças vão encontrar uma série de tijolos cenográficos usados para a montagem de um arco (desde os tempos antigos até atuais) e aprendizado sobre técnicas de tijolo-e-meio ou meio-tijolo, enquanto os adultos podem ter dicas sobre a prensagem tradicional usada há mais de cem anos.

MAIS PONTE TORTA
Carreta da Ponte Torta vai ‘invadir’ a Festa da Uva
Conservação da Ponte Torta une tecnologia à tradição
Para arqueóloga, Jundiaí pode ocultar milhares de anos

Estudantes em atividade da carreta da Ponte Torta, que chega ao Novo Horizonte

Estudantes em atividade da carreta da Ponte Torta, que chega ao Novo Horizonte

O local da atividade vai ser na altura do número 2.210 da Estrada Municipal do Varjão, perto da quadra esportiva.

Palestra com especialista
A palestra da sexta-feira (23) do projeto Ações de Conservação e Zeladoria da Ponte Torta ocorre com o principal especialista envolvido nesse trabalho, o restaurador Toninho Sarasá. Entre os assuntos a serem abordados estão casos como a descoberta de ruínas coloniais de um moinho durante um trabalho em Santana do Parnaíba ou a análise de “múmias” enterradas no Museu de Arte Sacra, na capital.

“Também vamos falar desse conceito de zeladoria, que é o empoderamento da comunidade no sentido de reconhecer quais são os bens de importância social que merecem ser conservados”, afirma.

O projeto da Prefeitura de Jundiaí, iniciado no segundo semestre de 2014, visa tanto os trabalhos de conservação desse monumento da década de 1880 como o envolvimento dos moradores da cidade, inclusive técnicos de órgãos públicos e estudantes de áreas como arquitetura ou história, na concepção de zelar pelo patrimônio coletivo.

Método usa formato leve para tratar de assunto sério: patrimônio da comunidade

Método usa formato leve para tratar de assunto sério: patrimônio da comunidade

A palestra começa às 14h na Biblioteca Municipal e envolve também a possibilidade de gravação de depoimentos sobre a Ponte Torta por parte dos interessados. Também está marcada outra palestra no mesmo local, para o dia 30 de janeiro, com o diretor do Museu Histórico e Cultural, Jean Camoleze.

Projeto coletivo
As oficinas lúdicas realizadas com a carreta, diferentemente das palestras, são itinerantes. O próximo local desse tipo de atividade será a Festa da Uva de Jundiaí no sábado (30), das 15h às 19h, e domingo (1), das 12h às 18h.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/01/19/evento-mostra-segredos-da-ponte-torta-no-novo-horizonte/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original