Cerest e Sincomerciários planejam novas ações no comércio
Publicada em 21/01/2015 às 14:42O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) recebeu, nesta terça-feira (20), o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Jundiaí e Região (Sincomerciários), Milton Araújo, para a discussão dos acidentes do trabalho no setor e o planejamento de ações, em busca da redução do número até agora apresentado. Dentre os resultados da reunião, as ações educativas e de fiscalização em saúde do trabalhador foram as que mereceram destaques.
O gerente do Cerest, Jesus dos Santos, elogiou a iniciativa do Sincomerciários em buscar informações mais detalhadas sobre as estatísticas de Jundiaí, divulgadas sobre o primeiro semestre de 2014, em que a categoria aparece com o maior número de acidentes registrados. Foram 420 casos, dos quais 55 graves, 97 de percurso e 268 leves.
LEIA TAMBÉM
Cresce atuação da Guarda Municipal em Jundiaí em 2014
Calor requer cuidados especiais para quem vai encarar o sol
“Ficamos felizes quando procurados por Milton Araújo, pedindo ações em parceria para a redução desse número de acidentes na categoria. Isso nos mostra que os comerciários têm representatividade não só na luta em defesa dos interesses econômicos, mas também naqueles que se referem à saúde”, disse Santos.
“Esta reunião de hoje serviu para darmos início ao planejamento de trabalhos educativos no setor do comércio, bem como para intensificarmos a fiscalização. A mídia também terá importante papel em nossas novas ações, já que, por ela, os trabalhadores e comerciantes terão notícias de tudo o que o Cerest e o Sincomerciários estarão fazendo, nos próximos meses”, completou o gerente.
“Precisamos, de imediato, mudar esses números. E, então, estamos aqui no Cerest, para juntos traçarmos as ações necessárias para que os comerciários tenham saúde no trabalho”, disse Milton Araújo.
No Brasil
A situação da saúde dos comerciários apresenta dados preocupantes, desde os anos anteriores. Em 2012, por exemplo, a categoria foi a campeã em termos de acidentes do trabalho no Brasil.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrou, nesse ano, 705.239 acidentes e doenças do trabalho, sendo que 48% deles (338.514) são do setor de comércio e serviços. Em 2013, em Caxias do Sul, dois comerciários morreram por causa de acidentes do trabalho.
Assessoria de Imprensa
Foto: Alessandro Rosman
-
21/02/2025
Prefeitura de Jundiaí recebe emenda parlamentar de R$ 300 mil para investimentos na saúde
-
22/01/2025
Altas temperaturas ligam alerta para cuidados redobrados com a saúde
-
19/01/2025
Consultório Avançado de Saúde facilita acesso à saúde para moradores da zona rural de Jundiaí
-
18/01/2025
Você sabe onde procurar atendimento médico em Jundiaí caso você tenha algum problema de saúde?
Baixe as fotos desta notícia na resolução original