Procon Jundiaí aponta variação de até 362,42% no material escolar

Publicada em 22/01/2015 às 13:44

O Procon de Jundiaí divulgou, nesta quinta-feira (22), o resultado do levantamento realizado em conjunto com a Fundação Procon do Estado de São Paulo e Núcleo Regional do Procon em Campinas, apontando a variação de preços dos materiais escolares nas principais papelarias da cidade.

De acordo com o coordenador do Procon de Jundiaí, Adílton Garcia, a coleta foi realizada entre os dias 5 e 7 de janeiro, envolvendo 135 itens de diferentes marcas e modelos. Ao todo, foram visitados oito estabelecimentos comerciais do município, sendo que, desse número, 45% apresentaram diferença de preços abaixo de 50%, enquanto 36% apontaram diferenças entre 50% e 100%. Acima de 100% apenas 19% das lojas pesquisadas apresentaram variação. A maior diferença encontrada foi no item Grifpen MT/ESZT, da Faber Castell, com variação de até 362,42%.

CONFIRA A RELAÇÃO DOS ESTABELECIMENTOS E DOS PRODUTOS PESQUISADOS

MAIS PROCON
Procon nos Bairros chega ao Ivoturucaia nesta quinta (22)

“A pesquisa é um serviço que o Procon disponibiliza todos os anos, com o objetivo de manter o cidadão informado sobre a variação de preços, podendo ele optar pelo comércio que melhor preço apresentar”, diz Adílton. Mas ele adverte que os pais devem ficar atentos à lista de materiais, pois muitas escolas ainda insistem em pedir itens que não são obrigatpórios.

De acordo com a Lei nº 12.886 de 26/11/2013, não podem ser inclusos na lista materiais de uso coletivo ou taxas para suprir despesas com água, luz e telefone. A escola também não pode exigir que os pais comprem o material no próprio estabelecimento nem determinar marcas e locais de compra.

Assessoria de Imprensa

Assista à reportagem da TVE Jundiaí
http://youtu.be/Lz24XrfMapA


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/01/22/procon-jundiai-aponta-variacao-de-ate-36242-no-material-escolar/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original