Parcelas do IPTU vencem a partir de março neste ano
Publicada em 23/01/2015 às 15:10O pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) terá uma novidade neste ano. O vencimento da primeira parcela ou da parcela única será em março. Até o ano passado, o prazo era iniciado sempre em fevereiro. A medida é uma determinação do prefeito Pedro Bigardi e tem como objetivo contribuir para uma melhor administração dos gastos do cidadão jundiaiense nesse início de ano.
“É uma forma de a administração ajudar a aliviar o peso das despesas que costumam se concentrar em todo início de ano. Além do que, quem optar pelas dez parcelas conseguirá quitá-las entre março e dezembro”, explica o diretor do Departamento de Administração Financeira da Secretaria de Finanças, Celso Luiz Colletti.
LEIA TAMBÉM
Call center agiliza negociação de débitos com a Prefeitura
O munícipe poderá optar pelo pagamento com até 10% de desconto na data do primeiro vencimento ou em dez parcelas. De acordo com Celso Colletti, os carnês devem ser enviados às casas dos contribuintes a partir de fevereiro. Segundo ele, é importante observar as datas de vencimento, à vista ou parcelado, que variam conforme o CEP da rua onde está o imóvel tributado.
O diretor explica ainda que, assim como outros tributos municipais, para 2015, o IPTU teve a correção apenas do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC-IBGE), fechado em 6,33%.
Para o pagamento à vista, em uma única parcela a vencer em março, o contribuinte pode usufruir de até 10% de desconto, já que 5% estão vinculados ao pagamento em dia no ano anterior, quitado até 31 de dezembro de 2014.
A Secretaria de Finanças lançará 141.652 carnês do IPTU, que serão enviados à casa dos contribuintes até o final de fevereiro. Quem, por alguma razão, não receber o carnê, poderá optar por imprimir a 2ª via por meio do portal da Prefeitura de Jundiaí, antes do vencimento da parcela. Caso não possua acesso à internet, deverá se dirigir até o Mezanino do Paço Municipal ou ao Poupatempo e retirar a segunda via.
Isenção
A isenção está mantida para aposentados e pensionistas desde que se enquadrem nos critérios estipulados pela Secretaria de Finanças, como receber no máximo o valor de três salários mínimos, morar no imóvel e a residência não pode ter mais do que 120 m². Já contribuintes que se encaixam nas exigências mas ainda não solicitaram a isenção, esses devem solicitá-la no Poupatempo. Mas, atenção: a isenção só valerá a partir do ano seguinte, no caso, a partir de 2016.
Pagamento
O IPTU – que também inclui a taxa de coleta do lixo – pode ser pago em até 10 parcelas mensais e consecutivas, em toda rede bancária, casas lotéricas e agências dos Correios.
Assessoria de Imprensa
Foto: Cleber de Almeida
-
10/11/2024
São Vicente amplia estrutura de atendimento e se projeta para os bairros com PAs
-
01/06/2024
Com IPTU Digital, Prefeitura economizou 888 kg de papel
-
25/04/2024
Jundiaí sedia encontro estadual de secretários de finanças na próxima terça-feira
-
23/04/2024
‘Ju’ ganha novas funcionalidades e amplia o atendimento à população
Baixe as fotos desta notícia na resolução original