Jundiaí perde o bicampeão mundial de futebol Dalmo Gaspar

Publicada em 02/02/2015 às 16:24

O jundiaiense Dalmo Gaspar faleceu nesta segunda-feira (2) em Jundiaí. O ex-jogador do Paulista, Guarani e que fez história no Santos faleceu aos 82 anos. Ele estava internado no Hospital Paulo Sacramento com infecção sanguínea e sofria há mais de um ano do mal de Alzheimer. Dalmo deixa a mulher, Rosa, e os filhos Fábio e Ana Paula.

Seu corpo será velado a partir das 16h no velório municipal Adamastor Fernandes e o enterro nesta terça-feira, às 10h.

Dalmo Gaspar trabalhou na Prefeitura como administrador do Centro Esportivo Antônio Ovídeo Bueno, como professor nas escolinhas de iniciação de futebol e como comentarista da TVE. Em 2014, foi homenageado pela Secretaria de Esportes e Lazer no Centro Esportivo Francisco Dal Santo, na Vila Rami. Os Campeonatos Sub-13 e Sub-17 de futebol levaram o nome do ex-lateral esquerdo. Dalmo se aposentou como funcionário público, após anos de trabalho na Prefeitura.

LEIA A NOTA DE PESAR DO SANTOS

Prefeito Pedro Bigardi homenageou Dalmo em 2014

Prefeito Pedro Bigardi homenageou Dalmo em 2014

O prefeito Pedro Bigardi lamentou a morte de Dalmo, o maior nome da história do futebol jundiaiense. “Dalmo é uma referência para o esporte e levou o nome de Jundiaí pelo mundo todo. Era um homem simples e foi exemplo para diversas gerações. No ano passado, fizemos uma homenagem para ele ao dar o seu nome para os campeonatos de base e foi muito bacana, porque a garotada teve a oportunidade de conhecer a história dele e se espelhar”, explicou.

Para o secretário de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes, Dalmo Gaspar era uma bandeira de Jundiaí. “Dalmo fez história em um dos maiores times do mundo e formou uma família linda e muito querida na cidade. A homenagem que fizemos para ele foi justa e muito simples em relação a tudo que ele fez por Jundiaí. É nossa obrigação valorizar quem fez história pelo esporte jundiaiense”, afirmou.

A homenagem da Prefeitura foi realizada no dia 24 de maio de 2014 e, na ocasião, Dalmo recebeu uma placa de agradecimento da Prefeitura.

Nascido em Jundiaí, Dalmo Gaspar começou carreira no Paulista e fez história no Santos

Nascido em Jundiaí, Dalmo Gaspar começou carreira no Paulista e fez história no Santos

Histórico
Nascido em Jundiaí, Dalmo Gaspar começou a carreira no Paulista e teve passagem pelo Guarani. De lá, foi para o Santos, onde marcou seu nome na história do time da Baixada Santista. Ele fez parte da lendária equipe formada por Gilmar, Lima, Mauro, Dalmo, Zito, Calvet, Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe.

No Santos, conquistou cinco campeonatos paulistas (1958/60/61/62/64), duas Taças Brasil (1961e 1964), duas Libertadores (1962 e 1963), dois campeonatos mundiais interclubes (1962 e 1963), o Rio-São Paulo de 1959, além de torneios internacionais, como o de Paris (1960 e 1961), o de Valência (1959), Cidade do México (1959), Itália (1961) e San José (1961).

Dalmo atuou em 369 jogos com a camisa do Santos, marcando quatro gols. O mais importante foi no dia 16 de novembro de 1963, quando, de pênalti, deu a vitória aos santistas diante do Milan, da Itália, e garantiu o bicampeonato mundial para o Peixe.

Era o terceiro jogo da final. No primeiro duelo, em território italiano, o Milan venceu o time praiano por 4 a 2. O jogo de volta foi no Maracanã e o Santos venceu pelos mesmos 4 a 2, forçando o terceiro jogo, novamente no Maracanã, que terminou com a vitória santista, com gol de Dalmo.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Alessandro Rosman

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/02/02/jundiai-perde-o-bicampeao-mundial-de-futebol-dalmo-gaspar/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original