‘Volta às Aulas’: sinal verde para a conscientização

Publicada em 03/02/2015 às 16:47

Travessia segura, estacionamento adequado, uso do cinto de segurança, embarque e desembarque conscientes são alguns dos fatores orientados pela Secretaria de Transportes, por meio da operação “Faça sua Parte na Volta às Aulas”. Além do reforço na sinalização das escolas, a campanha iniciada segunda-feira (2) realiza ações lúdicas e educativas nas unidades de ensino da cidade.

De acordo com a diretora de Trânsito, Regina Romão, que acompanhou a ação na escola Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, no Anhangabaú, nesta terça-feira (3), esta é uma campanha contínua.

Confira a programação do “Faça sua Parte na Volta às Aulas”

MAIS TRANSPORTES
Primeiro trecho do BRT começa a ser construído em julho
Mobilidade: Prefeito renova frota e apresenta tarifa social

Regina Romão: "Consciência e respeito no trânsito"

Regina Romão: “Consciência e respeito no trânsito”

“Nós realizamos a fiscalização e orientação no trânsito durante todo o ano nas escolas, de forma que os agentes revezem os locais. E duas vezes ao ano, no início dos semestres, intensificamos a campanha com a colaboração do mascote Farolito e grupo de teatro”, afirma.

A novidade deste ano, segundo a coordenadora da Divisão de Educação para o Trânsito, Juliana Maia, é a orientação também para o ensino médio em escolas estaduais. “A primeira semana da ação será somente em escolas estaduais, onde há alunos do sexto ano do fundamental até o terceiro ano do ensino médio. É importante integrá-los à campanha também”.

O objetivo é atingir mais de 10 mil alunos, lembrando que além dos estudantes a campanha tem como foco os pais. “Os adultos param em filas duplas, estacionam em vagas de idosos e acabam atrapalhando a fluidez do trânsito local, podendo causar acidentes. Queremos que por meio dos alunos, os pais também estejam conscientes”, ressalta a diretora.

Segundo Regina, as sinalizações nos arredores das escolas devem estar de acordo com a demanda do trânsito local, com faixas de pedestres, placas de limites de velocidade e cuidado com as crianças. “O maior problema que analisamos em Jundiaí é a falta de respeito dos motoristas, no que diz respeito ao limite de velocidade e parada na faixa de pedestre, por exemplo”, analisa.

Ações lúdicas conscientizam pais e alunos

Ações lúdicas conscientizam pais e alunos

Luiza Ronchi
Fotos: Alessandro Rosman

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/02/03/volta-as-aulas-sinal-verde-para-a-conscientizacao-no-transito/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original