Saúde tira dúvidas da população sobre dengue
Publicada em 04/02/2015 às 18:53A Prefeitura de Jundiaí mantém um programa de controle e prevenção permanente da dengue, chamado de ‘Controle do Vetor Transmissor’. Durante todo o ano, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza ações para a prevenção da doença, desde atividades educativas, com palestras em empresas e escolas, até o trabalho de visitas a imóveis especiais (parques, escolas, shopping, igrejas e outros locais com grande aglomeração de pessoas) e pontos estratégicos (borracharias, ferros-velhos, cemitérios e outros).
Dengue: as principais perguntas e respostas sobre o assunto
Prefeitura pede que população redobre atenção
Na semana passada, foi registrado o primeiro caso autóctone (contraído na cidade) na Vila Bela. A Zoonoses concentrou esforços no bairro, mobilizando toda a equipe na busca ativa por pessoas com sintomas da doença e criadouros. Foram encontrados 18 focos do mosquito no bairro, sendo que 15 estavam no interior de imóveis (residenciais e comerciais) habitados.
Segundo a coordenadora do programa, Ana Lúcia Castro, as larvas do mosquito estavam em locais como lona, lata, bromélia, prato de vaso de planta, vaso sanitário, telha, piscina e balde. “Por isso é importante que a população fique atenta, eliminando os criadouros do mosquito em casa ou denunciando locais suspeitos”, destaca Ana Lúcia. “Não podemos descuidar. É preciso redobrar a atenção”.
A coordenadora destaca também que os moradores com sintomas (febre, dor de cabeça e dor no corpo) não devem se automedicar. “A orientação é que procurem uma unidade de saúde ou um pronto-atendimento.”
O Centro de Zoonoses fica na rua Prudente de Moraes, 744, no Centro. Telefone 4521-0660.
Niza Souza
Foto: Arquivo
-
30/10/2024
Concurso Brinc@r.com para estudantes da rede municipal segue com inscrições abertas
-
29/10/2024
Dia de Finados: visitantes devem se atentar para não levar criadouros da dengue para os cemitérios
-
24/10/2024
Nota oficial: ampliação de postos de vacinação contra a dengue
-
04/07/2024
Dengue: casos caem, mas ações continuam intensificadas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original