Prefeito apresenta Plano de Segurança para o ConCidade
Publicada em 05/02/2015 às 17:56O prefeito Pedro Bigardi realizou a primeira reunião do Conselho da Cidade (ConCidade) de 2015, no auditório do Paço Municipal. O encontro foi realizado na manhã desta quinta-feira (5). Criado pela atual administração, o conselho tem como objetivo discutir o desenvolvimento social, econômico e urbano de Jundiaí, usando como base o Programa de Metas desta gestão.
Nesse sentido, a pauta principal do encontro foi a apresentação do Plano Municipal de Segurança Pública e Cidadania para representantes da sociedade civil e secretários que compõem o conselho. “Desejo que 2015 seja um ano de realização e que o conselho seja muito ativo nos planos que vamos desenvolver”, afirmou o prefeito, ao explicar que os municípios têm necessidade de estruturar políticas públicas por meio dos planos.
LEIA TAMBÉM
Operações do GGIM garantem segurança nos bairros
Plano de Segurança Pública é entregue a delegado seccional
Pedro Bigardi explicou que, em Jundiaí, é preciso discutir planos de saneamento, de mobilidade urbana, de resíduos sólidos e de segurança pública, além do Plano Diretor, para se tornarem legislação ou ficarem como documento para políticas públicas. Boa parte já está em andamento.
Plano de Segurança
O coordenador executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires, apresentou o plano aos participantes e destacou que, ao longo deste primeiro semestre, o conteúdo será debatido pelo conselho, pelo GGIM e passará por 27 audiências públicas em diversos bairros de Jundiaí durante os meses de março, abril e maio – em junho, será feita uma minuta final. “Queremos ouvir, pelo menos, 5 mil pessoas”, disse o coordenador.
O prefeito comentou que o Plano Municipal de Segurança Pública e Cidadania é uma exigência do Ministério da Justiça. “Com o plano conseguimos angariar recursos com o Governo Federal e também determinamos metas e diretrizes para implantá-lo de fato”, afirmou.
Segundo ele, dos 10 eixos e 32 metas elaboradas, algumas já podem ser colocadas em prática, como é o caso da transferência do 49º Batalhão da Polícia Militar para o Caxambu e a 1ª Companhia do 11º Batalhão da Polícia Militar que vai se instalar na região central. Investimentos na Guarda Municipal também continuarão a ser realizados, como a ampliação do sistema de vídeo monitoramento. Além disso, a transformação de espaços abandonados em áreas de lazer, nova iluminação pública e o programa “Crack, É Possível Vencer” com o foco em moradores de rua.
Até março também será constituído o Conselho Municipal de Segurança Pública e Cidadania, que contará com 44 pessoas – representantes da sociedade civil, entidades e do poder público.
Para o superintendente da Caixa Econômica Federal, Henrique Parra Parra, a iniciativa da Prefeitura de Jundiaí de desenvolver um plano de curto, médio e longo prazos é muito positiva. “Sem falar na importante ação da Guarda Municipal liderando o processo e já mostrando resultados”, disse.
Já Airton Bressan, presidente da OAB de Jundiaí, reforçou que a segurança é primordial e um dos principais pedidos da população. “Acho interessante a forma como o plano está sendo discutido pelo fato de envolver a sociedade, as forças de segurança, entidades e o poder público. A segurança se concretiza quando cada um faz a sua parte”, destacou.
O plano será apresentado para o Gabinete de Gestão Integrada em reunião marcada para a próxima semana.
Kadija Rodrigues
Fotos: Fotógrafos PJ
-
12/03/2024
Gabinete de Gestão Integrada reforça ações para Segurança Pública em Jundiaí
-
26/02/2020
Carnaval de Jundiaí tem balanço positivo, com nenhuma ocorrência grave registrada
-
10/02/2020
Carnaval contará novamente com monitoramento do Comitê Integrado
-
09/05/2019
Segurança: trabalho integrado e inteligente garante bons resultados
Baixe as fotos desta notícia na resolução original